sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dezembro de 2016 - Fechamos com novo recorde!

Por Sérgio Franco


139,5 ciclos por hora! A maior contagem que tivemos ao longo desses 2 anos de monitoramento da ciclovia da Av. Amaral Peixoto! Um aumento impressionante quando lembramos que o único aumento da malha cicloviária foi a implantação da ciclofaixa, no dia 31 de março na Rua Miguel Couto (73 ciclos/hora) e em novembro tivemos a implementação da ciclovia segregada na Rua São Lourenço, esta com um fluxo de ciclo de 159,5 ciclos por hora, antes mesmo da ciclovia.
Relatório completo AQUI

Estas novas estruturas podem ter ajudado? Podem, mas mesmo sem elas acreditamos que ainda constataríamos um crescimento no número de usuários de bicicletas. 

Mas por que dizemos isto? Só acompanharmos os gráficos!

Ciclos por hora

O crescimento tem sido constante. Em todos os meses de 2016 quando comparados com os meses correspondentes de 2015 verificamos, sempre, um número maior de ciclos. E se a linha de tendência se mantiver, e acreditamos que vai, os números vão continuar crescendo.

Já em dezembro de 2016, ao realizarmos as contagens automáticas, já tínhamos tido um crescimento de 42,29% quando  comparamos com as contagens automáticas de dezembro de 2015.

A média anual (média de todas as contagens do ano) do fluxo de ciclos da ciclovia da Av. Amaral Peixoto subiu de 93,9 ciclos/hora em 2015 para 114,5 ciclos por hora em 2016.

Média Anual
Niterói já vem mostrando que os números de ciclistas na cidade expressivo e tem superado, em muitas localidades, os números do Rio de Janeiro, uma cidade com população de 6.320.000 habitantes contra os 497.000 habitantes de Niterói, ou seja, um número 6 vezes maior. Os números das contagens podem ser vistos abaixo e notamos que praticamente só são inferiores aos da ciclovia da orla de Copacabana.


O apoio da prefeitura de Niterói à ciclomobilidade é mínimo, falta estrutura, que não acompanha o crescimento da demanda, e o pior, se tivéssemos uma estrutura adequada o número de pessoas que estariam usando a bicicleta como meio de transporte seria, com certeza, bem maior. 

Ainda sofremos com a falta de fiscalização e diariamente ciclistas são confrontados por motoristas e motociclistas, além da conservação precária, senão inexistente, das ciclovias. Como exemplo, a ciclovia mais importante da cidade não tem um único segregador reposto a mais de 1 ano.

Vale lembrar que tivemos crescimento no número de ciclos em todas as ciclovias da cidade, mesmo com o grande gargalo que temos que é a Av. Marquês de Paraná, onde contamos, em agosto de 2016, 280,5 ciclos/hora!

Nem mesmo a velocidade da via foi revista, hoje regulamentada em até 60 km/h, apesar de hoje ela estar 82% do tempo com velocidades de menos de 30 km/h.

Infelizmente, acreditamos que neste ponto, a administração da cidade não pretende mais fazer nenhuma intervenção. Por que dizemos isto? A administração da NitTrans e Secretaria de Urbanismo e Mobilidade continuam sendo geridos pelas mesmas pessoas (O Fluminense), portanto, a filosofia se manterá a mesma, e como sabemos, não são à favor da ciclomobilidade. Não encaram a bicicleta como meio de transporte e não entendem que, em uma cidade como Niterói (com curtas distâncias e relevo favorável), estimular o uso da bicicleta é diminuir o número de carros nas ruas e consequentemente melhorar a fluidez do trânsito.

O fato é que nós, pessoas que adotamos as bicicletas como principal meio de transporte, é que temos feito a diferença. Somos nós que estamos tornando a cidade mais humana, nós é que estamos melhorando a fluidez do trânsito sendo um carro a menos na cidade. Só lembrarmos que em vez de 280 ciclos por hora poderíamos ser mais 280 carros por hora, já imaginou?


SÃO SÓ 5 KM
APROVEITE A DISTÂNCIA E DEIXE O CARRO EM CASA
EXPERIMENTE IR DE BICICLETA
RAIO DE 5 KM DAS BARCAS







2 comentários: