sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Contagem de Outubro - 120 Ciclos/Hora

Por Sérgio Franco


120 ciclos por hora, já são 5 meses com contagens na casa dos "120" sendo que a maior contagem foi de 127,5 ciclos por hora em Setembro.

Relatório completo AQUI

Das diversas análises que realizamos uma das mais interessante é quando calculamos a média de 12 meses e notamos que o crescimento dela não para.

17,68%

Saímos de 93,81 para 110,04 ciclos por hora, mas observando o gráfico, notamos que este número sobe de forma constante desde os inícios da análise.

E o aumento vem com uma variação de ciclos e ciclistas, como podemos notar na foto de um usuário de monociclo elétrico:

Monociclo elétrico
Fizemos uma rápida pesquisada e a autonomia de alguns modelos superam os 15 km com recarga de só 2 horas!

E o mito de que bicicleta não é para quem usa terno, bem, parece que também vem caindo, como podemos ver abaixo:
Gravata não é problema 
E não são os únicos, nós já flagramos diversas vezes ciclistas engravatados pela cidade.

A participação das mulheres é que ainda esta em uma linha de tendência de queda no uso dos ciclos como meio de transporte

Participação de mulheres

Temos que identificar ainda o porque desta menor participação. Para isto neste mês de Outubro lançamos uma enquete que tenta, ao menos, nos dar pistas para esta diferença.

A enquete pode ser acessada AQUI e pode ser respondida não só pelas mulheres mas também pelos homens.

Algo que repetimos todo mês é que a bicicleta, e outros meios de transportes ativos, estão crescendo em Niterói de forma tão constante e rápida é devido a algo muito simples, praticidade que estes meios de locomoção oferecem, principalmente em uma cidade como a nossa.

Acho que esta na hora de você experimentar também.




sábado, 1 de outubro de 2016

Resultado - Enquete de Setembro - Percepção de Segurança



Infelizmente a percepção de segurança pelos ciclistas ainda é pouca, grande parte ainda se sente inseguro ou muito inseguro, mas parece que a praticidade que a bicicleta oferece parece superar esta percepção, pois neste mesmo mês de Setembro batemos o recorde no número de ciclos (Matéria AQUI)

.
Apenas 2% dos ciclistas se sentem seguros e 16% não se sentem nem inseguros nem seguros no trânsito.

Muito à ser feito ainda na cidade para que esta percepção de segurança se inverta e diminuição das velocidades e melhor sinalização seriam duas interversões de rápida implementação que causariam, acreditamos, uma boa mudança neste percepção.

Como sempre gostamos de saber o opinião de quem efetivamente pedala e conhece as ruas então deixamos a seguinte questão:

Que solução, na sua percepção, teria mais resultado na melhora da segurança para o ciclista? Infraestrutura? Fiscalização? Sinalização? Campanhas de educação? Deixe sua opinião.

  •  Infraestrutura
  •  Fiscalização e aplicação do CBT.
  • Fiscalizaçao, campanha educativa nas escolas e nos meios de comunicaçao, sinalização, infraestrutura, mais ciclovias e melhorar as ciclovias já existentes. Enfim, o óbvio.
  • Infraestrutura e fiscalização
  • Separação física nas ciclofaixas
  • Vergonha na cara de quem devia cuidar do trânsito.
  • Infraestrutura, sinalização, fiscalização e campanhas de educação. Todas são importantes e necessárias. Niterói pode ser uma cidade modelo na mobilidade por meio da bicicleta e maior respeito aos pedestres e à vida. Me sinto seguro em alguns lugares onde existem um pouco mais de infra. E totalmente inseguro em outros que não há o menor cuidado. Os trechos da Marques de Paraná, por exemplo, são um convite à fatalidade.
  •  Primeiro melhorar, e muito, as ciclovias que já existem. Depois disponibilizar mais ciclovias na cidade, zona sul e zona norte. Mais ciclovias equivalem a mais ciclistas nas ruas, portanto menos carros nos engarrafamentos.
  • Todas as opções mencionadas
  • ciclovias mais seguras e frequente fiscalização.
  • Sinalizaçao e infra
  • Educação no trânsito. Carro não é arma para intimidar os outros.
  • Todas os itens acima!
  •  infra-estrutura e fiscalização
  • A manutenção/ampliação da ciclovia. Precisamos de uma política séria quanto a isso.
  • Fiscalização. Todos os problemas que encontrei até agora pedalando foram decorrentes de motoristas que avançam no amarelo (e, obviamente, acabam avançando o sinal vermelho), carros parados onde não deviam e muitos veículos que não fazem ideia de pra que serve seta. Se todos fossem penalizados de alguma maneira, talvez aprendessem a dirigir.
  • Todas as sugestões da pergunta!
  • Infraestrutura (mais ciclifaixas) e fiscalizacao (mtos motoristas nao respeitam as ciclofaixas)
  • Educação é prioridade, mas com certeza falta tudo, sobretudo uma estrutura de fiscalização eficiente
  • Fazer ciclovias do tenente jardim, venda da Cruz, Barreto a Niterói
  • Todas essas opções, mas principalmente comprometimento político, severo e sistemático dos gestores
  •  infraestrutura
  •  Ficalização e Infraestrutura
  • Investimento em educação no transito e estrutura para as bicicletas como ciclovias, bicicletários, etc.
  • Campanhas de educação. Mais ciclovias. Penalização para as infrações.
  • Fiscalizacao
  • campanha de educação
  • campanhas de educaçao e infraestrutura
  • Educação, conscientização, fiscalização e punição mais severa as infrações cometidas!
  • Campanhas de Educação e infraestrutura adequada
  • todas as anteriores
  • Sinalização e Fiscalização fazem parte da Infraestrutura, mas nada disto é eficaz se não houver Campanhas de Educação. É fundamental nos conscientizarmos do quão fundamental é o respeito mútuo, a solidariedade e que a cidade é para pessoaS.
  • Diminuição da velocidade dos automóveis
  •  tudo, mas principalmente campanhas de educação que geram vizibilidade e FISCALIZAÇÃO que não ha a minima na cidade
  • Campanhas de Educação e melhor infraestrutura
  •  Sinalização e fiscalização
  •  Infelizmente não temos a cultura da bicicleta na nossa sociedade, e para mudar isso é necessário tempo e ações. Só deixar o tempo fluir não adianta, precisam de ações, mas o tempo é porque um mudança de cultura não acontece do dia para a noite. Percebo que a fiscalização deveria ser mais intensa nas ciclovias e ciclofaixas existentes. Também falta sinalização na altura do olhar do observador, pois como comentei no inicio, por não existir essa cultura da bicicleta muitas pessoas não compreendem o espaço da ciclovia ou ciclofaixa. Precisa de educação no trânsito. Precisa de multas para os automoveis. Mas acima de tudo precisa de infratestrutura para os ciclistas como ciclovias que são as que tem a barreira física separando-as da rua para assim induzir a população a respeitar o ciclista, mostrar que o ciclista tem o seu espaço demarcado e tem muita importância no trânsito. Precisa também ter incentivos fiscais para venda e compra de bicicletas e também para cicles. Ainda precisamos de muitas coisas para fazer esse modal ser totalmente seguro, mas o que importa é que estamos cada dia aumentando o nosso número!!
  • ciclovias de verdade
  •  Infra e campanhas de educação

 A nova enquete já esta no ar e é sobre a participação da mulheres no uso da bicicleta como meio de transporte e pode ser acessada AQUI.

Acesse: bit.ly/cicloturismourbano


SÃO SÓ 5 KM
POR QUE NÃO EXPERIMENTA IR DE BICICLETA?