sexta-feira, 24 de junho de 2016

Junho de 2016 - Novo Recorde - 120,5 Ciclos/Hora

Por Sérgio Franco

120,5 Ciclos/Hora

Constante crescimento do uso da bicicleta é o que o Mobilidade Niterói tem identificado ao longo de mais de 1 ano de acompanhamento mensal do uso da bicicleta na cidade.

Um crescimento impressionante, um aumento de 35,63% se comparamos com Junho de 2015! Naquele Junho foram contados 89,5 ciclos por hora, neste Junho contamos 120,5 ciclos por hora! A maior contagem desde Janeiro de 2015. Até então a maior contagem tinha ocorrido em Outubro de 2015 com 115,5 ciclos por hora.

Pode-se especular que é um mês a parte, mas não, pois a linha de tendência só mostra o crescimento do uso dos ciclos como meio de transporte. Como podemos ver no gráfico abaixo que demonstra a comparação da média dos últimos 12 meses no uso dos transportes ativos e da bicicleta:

Gráfico das médias 

Os números saíram de 93,8 ciclos por hora de média para 103,42 ciclos por hora.

Da mesma forma quando comparamos apenas as médias dos primeiros 6 meses de 2015 com os primeiros 6 meses de 2016 constatamos um aumento considerável de 83,08 ciclos/hora para 103,16 ciclos/hora, um aumento de 24,16%.

2015 x 2016
Portanto, não importa a fórmula usada para fazer o acompanhamento, seja qual for, em todas, constatamos aumento no uso da bicicleta como meio de transporte.

Apesar da comemoração vamos ficar atentos para fazer o diagnóstico dos motivos da diminuição da participação das mulheres neste aumento do número de uso de ciclos.

Mulheres médias dos 12 meses

Temos que analisar se esta queda é em relação aos números relativos quando comparamos com o número total de usuários da bicicleta ou se também esta queda esta ocorrendo nos número absolutos.

De qualquer forma este crescimento surpreende pois não vem acompanhado de nenhum avanço nas infraestruturas cicloviárias nas áreas que poderiam influenciar o crescimento no ponto de estudo, ou seja, Av. Marquês de Paraná, seja na direção à Zona Norte ou na direção Zona Sul.

Corrigindo, surpreende em termos, a verdade é que Niterói é uma cidade onde a bicicleta é a melhor opção para o deslocamento dos ciclistas pois suas distâncias são curtas e um raio de 5 km, que é uma distância confortável para qualquer nível de ciclista, cobre quase toda a cidade.

5 km

Infelizmente este não é o entendimento da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói e nem mesmo da NitTrans, órgãos responsáveis para autorizar qualquer intervenção nas vias de Niterói.

A NitTrans entende que melhorar o trânsito é aumentar a fluidez do trânsito e "ponto", não compreendendo que melhorar o a fluidez é também criar meios para que mais pessoas possam adotar a bicicleta como meio de transporte.

Da mesma forma a Secretaria de Urbanismo, em todas as suas obras, estão ignorando por completo a implementação das ciclovias, algumas já até pensadas e planejadas pelo Niterói de Bicicleta. Exemplo disto é o que vem ocorrendo com as obras da Região Oceânica.

Flagramos também a tranquilidade com que um veículo trafega na ciclovia mesmo ao lado da viatura da NitTrans.

Viatura da NitTrans ao lado.

O relatório completo pode ser acessado AQUI!


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ciclovia Amaral Peixoto - Contagem Maio de 2016

Por Sérgio Franco




Difícil mudar a notícia ou a manchete quando, todo mês, constatamos os mesmos resultados, aumento de ciclistas!

O que mais impressiona é que esta foi feita na véspera do feriado. Mesmo assim os números estão aí, de 92,5 ciclos por hora em Maio de 2015 para 105 ciclos por hora em Maio de 2016, 13,51% de aumento se comparados os dois meses!



Ainda podemos fazer uma outra comparação. Podemos comparar os primeiros 5 meses de 2015 com os primeiros 5 meses de 2016 e temos uma outra surpresa, ou seja, 21,88% de aumento. 



Segundo matéria do O Fluminense, o bicicletário das barcas ficará pronto em 3 meses (matéria aqui). Ficando pronto, acreditamos que o crescimento do uso das bicicletas poderá ter um pequeno salto, mesmo ainda sem termos prazo para a solução de um dos principais impedimentos para que novas pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte, ou seja, a ciclovia na Av. Marquês de Paraná, o que é muito triste e sabemos que a resistência vem justamente dos dois principais órgãos da cidade, NitTrans e Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, este último não planejou nem implantou um único trecho nas obras da Transoceância. Parece que não estão atentos para o que acontece na cidade nem o que acontece nas cidades de todo o mundo.

13,5%


Bem, podemos ser ignorados pela NitTrans e pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, mas continuamos crescendo. O número de mulheres utilizando a bicicleta aumentou de 11,25% para 13,5% quando comparamos as médias dos primeiros 5 meses de 2015 com os primeiros 5 meses de 2016.




Relatório Completo AQUI

O fato é que temos que comemorar, e mesmo não contando com a ajuda de todos os que seriam responsáveis por tornar a cidade melhor, nada tem impedido o número de usuários de bicicleta (e outros meios ativos como o skate)  a crescer. 

Os ciclistas estão aí, se multiplicando, todo dia um rosto novo, todo dia alguém pedindo uma dica, todo dia alguém deixando o carro em casa e melhorando um pouquinho o "fluidez do trânsito", para aqueles que são obrigados a usar os carros.

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi




Só 5 km
Experimente a bicicleta!
E ajude a melhorar a fluidez 
do trânsito para todos!





quarta-feira, 1 de junho de 2016

Resultado da enquete de Maio: Empresas de Ônibus.

Por Sérgio Franco



Estamos com o resultado da enquete de Maio e segundo os ciclistas a empresa em que os motoristas mais desrespeitam os ciclistas é a Viação 1001, com 18% das reclamações seguida pela Viação Pendotiba com 14%.

A empresa em que houve menos reclamações foi a Expresso Garcia e Barreto com 4% de reclamações pelos ciclistas.

Vamos encaminhar os resultados para a Setrerj, contudo os mesmos não são conclusivos pois o número de respostas foram pequenas.

Auto Viação 1001                                             18%
Viação PENDOTIBA                                         14%
Auto Lotação INGÁ                                            9%
SANTO ANTÔNIO Transportes                         9%
Todas                                                                    9%
Viação FORTALEZA                                             9%
Viação Nossa Senhora do AMPARO                9%
Expresso MIRAMAR                                           5%
Onibus uff                                                            5%
Viação ARAÇATUBA                                           5%
Expresso BARRETO                                           4%

Expresso GARCIA                                              4%

A enquete de Junho e é sobre bicicleta como meio de transporte e você pode participar dela AQUI!


www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi

5 km?
Experimente ir de bicicleta