quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

De Janeiro à Janeiro, mais ciclistas!

Por Sérgio Franco


Crescimento constante!
Como todos que nos acompanham já sabem, estamos fazendo constantes contagens de ciclos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto com a intenção de acompanhar o crescimento do uso de transportes ativos na cidade de Niterói  tendo a bicicleta como destaque!

O ano de 2015 foi um ano de promessas não realizadas, promessas que se fossem cumpridas teriam aumentado ainda mais o número de usuários da bicicleta. As mais importantes e que teriam impacto significativo na adesão aos meios de transportes ativos foram as construções de um bicicletário no Centro e da ciclovia na Av. Marquês de Paraná.

Infelizmente o bicicletário não saiu, apesar do excelente projeto feito pela competente equipe do Niterói de Bicicleta, um projeto simples facilmente ampliável no caso de um grande aumento de demanda. Da mesma forma a ciclovia não tem prazo para sua implantação e a ciclofaixa temporária (que chegamos a chamar de reversível) e que começou até bem, hoje é uma ameaça ao ciclista, e ousamos dizer, uma ameaça até maior ao ciclista do que a ausência dela, pois os cones que fazem as vezes de uma proteção foram, a cada dia, encostados cada vez mais ao meio fio (decisão da NitTrans) de tal maneira que não passam duas bicicletas e muitas vezes nem mesmo uma única bicicleta consegue passar. 

Se quiserem relembrar as matérias pertinentes são:


Mas vamos falar do que é positivo:
Aumento na participação das mulheres

A média da participação das mulheres no ano de 2015 ficou em 13,16%, um número significativo. Mas a boa notícia é que, quando comparamos os números de Janeiro de 2015 com os números de Janeiro de 2016 a participação passou de 10% do número de usuários para 15%!

Ou seja, as mulheres de Niterói estão aderindo a bicicleta! E por que não iriam aderir?


Apesar dos problemas citados acima, os números também cresceram quando analisamos todos os usuários do transporte ativo. Em Janeiro de 2015 foram contados 63,5 ciclos/hora contra 85 ciclos/hora em Janeiro de 2016, aumento de 33,85%!

33,85% mais ciclos!

É importante lembrar que no relatório da Contagem Automáticas de Ciclistas de 2015(Matéria AQUI), esta mesma via contabilizou 82,75 bicicletas/hora de média durante o monitoramento de 12 horas.

Resultado este obtido em uma semana chuvosa, já dentro do período de férias escolares e quando comparamos com diversos pontos do Rio de Janeiro notamos o quanto Niterói é mais adequada a bicicleta.

Aguardamos que estes números, impressionantes, sirvam de alerta para a Prefeitura de Niterói. É imprescindível que as promessas sejam cumpridas, que saia o bicicletário, que se construa a ciclovia na Av. Marquês de Paraná, projetos importantíssimos para a mobilidade e até mesmo para a economia da cidade! Que os projetos do Niterói de Bicicletas tenham a atenção que merecem, pois profissionais competentes (dois, a coordenadora e o estagiário) o programa tem.

O relatório completo com a contagem de Janeiro de 2016 e a analise do ano de 2015 pode ser visto AQUI!








sábado, 23 de janeiro de 2016

Contagens automáticas! 12 horas e muitas bicicletas!

Por Sérgio Franco


Números surpreendentes em 12 horas de monitoramento


Foram 3 dias de contagens automáticas e apesar da época do ano (Dezembro) e do clima (chuvoso) os números surpreenderam.

Esta foi a primeira vez que um levantamento deste tipo foi feito em Niterói, 12 horas de monitoramento, horários que variaram das 7 horas até as 20 horas e a alegação de alguns poucos contrários a bicicleta de que não existe demanda, de que não existe ciclista, de que não tem usuários para as ciclovias se desfez.

Relatório AQUI!

No dia 5 de Dezembro fizemos a primeira contagem na ciclovia da Av. Roberto Silveira, o ponto escolhido foi entre as Ruas Lopes Trovão e Presidente Backer e apesar da chuva insistente que caía no dia foram contadas 1035 bicicletas, com um fluxo de 86,25 bicicletas por hora!


05/12/2015 Mesmo com chuva

Quando comparamos o horário de 8 às 9 horas com a contagem realizada em 2014 (Relatório de 2014 AQUI!) e analisamos somente o número de ciclistas que passaram no mesmo trecho e no mesmo horário temos um aumento de 57,14%! E temos que observar que a contagem realizada no dia 5 de Dezembro só considera as bicicletas (ignorando skates por exemplo) e mesmo assim só as que passaram pelo sensor, a de 2014 além de levar em consideração skatistas também contou todos os usuários de transporte ativo que passaram por toda a extensão da via!.
08/12/2015 Tempo instável
No dia 8 de Dezembro foi a vez da ciclovia da Av. Amaral Peixoto e o ponto escolhido foi entre as Ruas Visconde do Uruguai e Maestro Felício Toledo. A contagem começou as 8 horas e foi até as 20 horas. O tempo ainda era chuvoso e instável mas mesmo assim foram contados 937 bicicletas o que significa que foram 78,08 bicicletas por hora! O clima podia não estar jogando ao lado dos ciclistas, mas os ciclistas não se importavam com o clima!

10/12/2015 Muitos ciclistas

No dia 10 de Dezembro repetimos a contagem, desta vez começamos as 7 horas e fomos até as 19 horas. O tempo estava um pouco melhor e no dia não choveu, apesar de ter chovido na noite anterior e o clima ainda estar instável e algumas escolas e faculdades particulares já estavam em férias, mas isto não impediu uma contagem de 933 bicicletas, ou seja, um fluxo de 82,75 bicicletas por hora!


Mas para aqueles que podem questionar se estes números são significativos, dizemos que sim, são! Só compararmos estes números com os contabilizados no Rio de Janeiro.

Comparação entre os fluxos de bicicleta
Os levantamentos que usamos para efeito de comparação foram feitos todos em 2015, ou seja, são levantamentos recentes e que refletem a realidade atual. 

A falsa proteção dos cones
Como já comentamos em praticamente todos os posts e relatórios que fizemos, Niterói favorece o uso da bicicleta, e bem mais que o Rio de Janeiro. As distâncias curtas a serem percorridas, o relevo favorável, a proximidade com o Centro do Rio de Janeiro (uma barca de distância), tudo isto naturalmente já incentiva as pessoas a adotarem a bicicleta, mesmo com a completa falta de estrutura cicloviária na Av. Marquês de Paraná, que ainda inibe uma maior adoção por este meio de transporte mas não impede seu crescimento!

A população de Niterói já vem provando que quer a bicicleta, os números são crescentes e mesmo aqueles que não usam a bicicleta já começam a entender a importância delas para a mobilidade de todos.

Iniciativas como o Pedal Sonoro, Bike Anjo Niterói, e grupos de bicicleta como Ciclistas de Niterói, só ajudam a popularizar o uso da bicicleta, pois, não raras vezes, quem começa a pedalar por lazer e/ou esporte também começa a usar a bicicleta como meio de transporte.

Cabe agora, a Prefeitura de Niterói, fazer sua parte. A ligação segura entre as Zonas Norte, Sul e Centro já seria um passo em direção a mobilidade e a construção de um bicicicletário melhor estruturado que oferecesse maior segurança para os ciclistas guardarem suas bicicletas seria um outro pequeno passo. São algumas promessas feitas a mais de 1 ano e que ainda não foram cumpridas.

Obrigado Pedal Sonoro
Agradecemos ao Transporte Ativo, que forneceu o sensor para que os monitoramentos pudessem ser realizados e por sempre nos ajudar com todo material necessário para a divulgação da bicicleta como meio de transporte; e agradecemos também ao Pedal Sonoro que emprestou a bicicleta cargueira, sem a qual tornaria toda a logística dos monitoramentos bem mais difícil.



E claro, agradecemos a a todos os ciclistas sem os quais estes número impressionantes não existiriam!

Obrigado por fazerem de Niterói uma cidade melhor!