domingo, 11 de dezembro de 2016

Contagens Automáticas 2016 - Números maiores que os do Rio!

Por Sérgio Franco



Pela segunda vez conseguimos realizar uma contagem automática em Niterói, graças ao Transporte Ativo, que nos emprestou o equipamento e que sem este seria muito difícil, sem a ajuda de voluntários, realizar uma contagem de 12 horas!

A contagem, além da super ajuda do Transporte Ativo, contou com a parceria do Niterói de Bicicleta, que, além de ir buscar o equipamento, ajudou na montagem e desmontagem do mesmo.


Relatório Completo AQUI

As contagens ocorreram nos dias 6 e 7 de dezembro. No dia 6 a contagem foi feita na ciclovia da Av. Amaral Peixoto, entre as Ruas Visconde de Uruguai e Maestro Felício Toledo.

Na ciclovia da Av. Amaral Peixoto contabilizados 1556 ciclos, o que da um fluxo de ciclos de 119,69 ciclos por hora! Quando ajustamos o horário para o mesmo período da contagem de 2015 temos 1443 ciclos e um fluxo de 117,75 ciclos por hora!

Ciclovia Av. Amaral Peixoto

Ao compararmos os dados de 2015 com os de 2016 podemos constatar um aumento de 42,29%. 


42% de aumento


Na parte da manhã o maior fluxo foi de 158 ciclos/hora entre as 8 e as 9 horas, já no período da tarde a maior contagem foi de 161 ciclos/hora no período entre 18 e 19 horas.



Na ciclovia da Av. Roberto Silveira foram contados 1931 ciclos, ou seja, 148,53 ciclos/hora. Quando ajustamos o horário para podermos fazer comparação com os dados de dez/2015, ago/2016 e dez/2016 temos um fluxo de ciclos de 147,5 ciclos/hora!

Ciclovia Av. Roberto Silveira
Ao compararmos dezembro de 2015 com dezembro de 2016 verificamos um aumento de 71%. Mas não devemos ignorar os dados de agosto de 2016 levantados pela aluna de mestrado da UFRJ, Roberta Pedroza, que contabilizou neste mesmo período um fluxo de 166,5 ciclos/hora!

71% de aumento

Mas o mais surpreendente dos números esta na comparação com os dados do Rio de Janeiro, onde Niterói esta com as 6 maiores contagens se excluirmos a ciclovia da orla de Copacabana.

Comparações com o Rio de Janeiro

Claro que constatamos problemas que fizemos constar do relatório, mas o que é incontestável é o crescimento do número de usuários da bicicleta. Este crescimento é constatado em todas as vias que o Mobilidade Niterói acompanha.

A Prefeitura de Niterói infelizmente, parece que até o momento não se deu conta da importância deste crescimento e parece não dar muito importância. Hoje, somente o Niterói de Bicicleta trabalha em prol da mobilidade ativa, mesmo sem ter estrutura ou verbas próprias. Órgãos desta mesma prefeitura parecem não terem o mesmo pensamento de que a bicicleta é um meio viável de locomoção urbana em Niterói. NitTrans, Secretaria de Urbanismo e Mobilidade e Emusa, que possuem verbas e estrutura, raramente fazem alguma intervenção que promova o uso da bicicleta e quando fazem, fazem perigosamente mal feitas, veja o caso da "ciclofaixa" da Rua Moreira Cesar (Secretaria de Urbanismo e Mobilidade), "ciclovia" do Barreto (Emusa) e "ciclofaixa" temporária da Av. Marquês de Paraná (NitTrans) e a instalação da ciclovia da Rua São Lourenço (NitTrans).

É urgente que esta política seja mudada para, não só acompanhar o crescimento contínuo dos modais ativos (destaque para bicicleta) como para também estimular a aceleração deste crescimento, atraindo novos usuários. Quanto mais usuários da bicicleta tivermos para as curtas distâncias (5 km), melhor será o trânsito para quem ainda tem que usar o carro.


SÃO SÓ 5 KM
TIRE PROVEITO DA DISTÂNCIA
EXPERIMENTE IR DE BICICLETA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário