quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Recapeamento da Rua São Lourenço - mas e a ciclovia?

Por Sérgio Franco




A Rua São Lourenço esta sendo recapeada, mas e a ciclovia? Perguntamos, e no dia 4 de novembro enviamos um mail para a prefeitura de Niterói, NitTrans, Niterói de Bicicleta e ao diretor de Operações da mesma, Alexendre Cony:

"Prezados,

Tomamos conhecimento que esta sendo feito o recapeamento da Rua São Lourenço, importante ligação com a Zona Norte de onde partem 15% dos ciclistas da cidade de Niterói.

Nossa preocupação é que sejam atendidos os compromissos assinado pelo atual prefeito Rodrigo Neves na Carta Compromisso Pela Mobilidade Ativa que pode ser acessada neste LINK.

Chamamos a atenção para os itens 2 e 5 da carta.

"2) Ajustar, concluir e executar, de maneira gradual, o Plano Cicloviário de Niterói elaborado pela empresa TC Urbes, assegurando a participação dos usuários e a transparência do processo. Definir um cronograma para sua implantação e para o cumprimento dos prazos estabelecidos;

5) Construir novas infraestruturas e aprimorar as existentes, essenciais para o deslocamento de pedestres e ciclistas (malha cicloviária, sinalização, faixas de pedestre, calçadas etc). Valer-se das intervenções urbanas e viárias, periódicas ou não, para a inclusão dessas estruturas, de forma a aumentar a segurança das pessoas;"

Confiamos que os compromissos assumidos pelo prefeito Rodrigo Neves sejam neste momento postos em prática.

Grato pela atenção"

Recebemos a resposta no dia 7 de novembro, mas somente do Niterói de Bicicleta.


"A obra de recapeamento que encontra-se em andamento na Rua São Lourenço contempla a repintura da ciclofaixa da via. Estamos trabalhando para garantir a aplicação das diretrizes de projeto apresentadas pela empresa TCUrbes, aumentando a segurança da via ciclável.

Att.

Programa Niterói de Bicicleta
Rua Visconde de Sepetiba 987, 6º Andar 
Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-206
(21) 2620-8413 | 2620-0403 R.235"

O que sabemos é que a obra é de iniciativa e responsabilidade da EMUSA, porém não encontramos o mail da mesma. Ao que parece, mas ainda não podemos confirmar, é que as secretarias continuam sem "conversarem" umas com as outras e cada uma toma a decisão que bem entende e executa da forma que acha melhor.

Uma obra de intervenção urbana deveria ser pensada e discutida entre todas as secretarias para que todas as demandas fossem atendidas em uma só ação.

Infelizmente, ao que parece, e apesar da carta compromisso assinada, o Niterói de Bicicleta continua trabalhando sozinho sem a devida atenção ou consulta por parte das demais secretarias, órgãos e instituições que efetivamente possuem o poder, a verba e os meios de implementar mudanças. 

E os erros nos projetos e execuções são claros quando as obras cicloviárias são feitas por aqueles que nada entendem de mobilidade por bicicleta e nem mesmo são usuários da mesma.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

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