domingo, 11 de setembro de 2016

Carta Compromisso Assinada!

Por Sérgio Franco



Rodrigo Neves (PV), Dani Bornia (PSTU), Flavio Serafini (PSOL), Felipe Peixoto (PSB)

Hoje foi assinada, pelos 4 candidatos à prefeitura de Niterói, a carta compromisso pela mobilidade ativa. Os candidatos, se comprometeram que, se eleitos, darão prioridade ao transporte ativo e coletivo.

A carta faz parte de uma ação da União de Ciclistas do Brasil (UCB) intitulada #bicicletanasleições que visa promover a bicicleta e outros meios ativos de transporte, que em Niterói foi representada pelo Pedal Sonoro com apoio de diversas organizações tendo entre elas o Mobilidade Niterói e o Bike Anjo Niterói

O encontro teve seu inicio no já consagrado cicloponto de Icaraí, localizado próximo à reitoria da UFF, de onde quinzenalmente, o Pedal Sonoro parte com para uma bicicletada pela cidade ao som de boa musica. Os 4 candidatos encontraram os ciclistas neste local e de lá partiram todos pedalando juntos até a estação das barcas no Centro.


Bicicletada


Ao final da  bicicletada, já na estação das barcas, foi feita a leitura da carta compromisso (texto abaixo) e a mesma foi assinada por todos os 4 candidatos. Ainda foi dada a oportunidade de todos os candidatos fazerem um breve pronunciamento. (atualização: não houve o pronunciamento do candidato Rodrigo Neves)


Leitura da Carta Compromisso


Em um ano Niterói teve um aumento de 24% no número de ciclistas nas ruas utilizando as bicicletas como meio de transporte. Contagens e pesquisas realizadas pelo Mobilidade Niterói tem comprovado o quanto a população vem mudando a percepção sobre as bicicletas e sua aceitação vem crescendo mesmo entre os não ciclistas. O motivo é simples, Niterói tem curtas distâncias a serem percorridas e um relevo muito favorável. Muitos que hoje usam a bicicleta para se deslocar em pela cidade antes (17%) usavam o carro. Toda grande Niterói esta dentro de um raio de 5 km à partir das barcas e esta é uma distância muito confortável para se percorrer de bicicleta. A implantação de estruturas cicloviárias que tragam segurança para os ciclistas só tende a trazer mais ciclistas para as ruas, e consequentemente diminuirão o número de carros que percorrem estas curtas distâncias, ou seja, estaremos melhorando o trânsito também para aqueles que terão que continuar seus carros, afinal quantos vocês não conhecem que não usam os carros para ir de Icaraí, São Francisco, Barreto, Fonseca, até o Centro? Mais bicicletas, menos carros, melhor fluidez no trânsito para todos, isto é mobilidade com qualidade.

Cabe agora, a todos nós, conhecer os candidatos, entender suas propostas e principalmente olhar o que estes já fizeram em prol de uma mobilidade urbana e ativa.

O futuro gestor da cidade assumiu perante à todos este compromisso e este compromisso será lembrado e intensamente cobrado.


CARTA COMPROMISSO PELA MOBILIDADE ATIVA | EXECUTIVO 
"O prefeito ou prefeita que assumir a Prefeitura de Niterói em 2017 estará no comando de uma cidade com graves problemas de mobilidade urbana, que causam prejuízos diversos (na economia, saúde, no meio ambiente etc) e comprometem a qualidade de vida da população.
A utilização da bicicleta como meio de transporte é uma realidade em importantes cidades ao redor do mundo: Nova Iorque, Paris e Bogotá são apenas alguns exemplos. Técnicos, gestores e urbanistas recomendam a inclusão definitiva deste modal nas políticas urbanas.
Desde 2012, está em vigor a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) que determina a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado”, indicando aos gestores públicos uma linha de ação. Em nossa cidade, as políticas de transporte e urbanismo não atendem às demandas de ciclistas e pedestres, bem como dos passageiros de coletivos, expondo-os a riscos e constrangimentos cotidianos.
Niterói é uma cidade plana e com curtas distâncias que podem ser facilmente percorridas de bicicleta, por qualquer perfil de usuário, ou mesmo a pé. Pesquisas constataram um aumento de 24% nas viagens de ciclistas em relação a 2015 e 94% dos entrevistados não ciclistas utilizariam a bicicleta como meio de transporte.
Esse cenário é extremamente favorável para o incremento da mobilidade ativaque, dentre muitos benefícios, contribui para a melhoria do trânsito, da segurança pública, saúde e do comércio local, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas.
Quem quer que seja eleito(a) para comandar nossa cidade deve aproveitar essaoportunidade histórica e inverter a lógica atual, baseada no transporte individual motorizado, para uma que aponte para o futuro, aprimorando o transporte público e criando as condições favoráveis para a adoção dos modos ativos.
Temos certeza de que, se este compromisso for assumido e colocado em práticapela próxima gestão, todos sairemos ganhando: pedestres, pessoas com mobilidade reduzida, crianças, idosos, ciclistas, usuários do transporte público, comerciantes locais e motoristas.

Apresentamos, abaixo, um conjunto de propostas que deverão nortear as políticas do(a) futuro(a) prefeito(a), a fim de transformar o modelo de mobilidade urbana em Niterói:
1) Cumprir as determinações do PNMU (Lei 12.587/2012), Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) e Estatuto da Bicicleta (Lei Municipal 2832/2011), concedendo prioridade ao transporte coletivo, à mobilidade ativa e integração intermodal;
2) Ajustar, concluir e executar, de maneira gradual, o Plano Cicloviário de Niterói elaborado pela empresa TC Urbes, assegurando a participação dos usuários e a transparência do processo. Definir um cronograma para sua implantação e para o cumprimento dos prazos estabelecidos;
3) Destinar orçamento específico e progressivo para a ciclomobilidade;
4) Criar o “Conselho Municipal de Transportes e Mobilidade” para estabelecer mecanismos efetivos de diálogo sobre programas, projetos e ações de interesse dos ciclistas e pedestres, garantindo a participação da sociedade civil, assim como de organizações e coletivos, ainda que não formalizados;
5) Construir novas infraestruturas e aprimorar as existentes, essenciais para o deslocamento de pedestres e ciclistas (malha cicloviária, sinalização, faixas de pedestre, calçadas etc). Valer-se das intervenções urbanas e viárias, periódicas ou não, para a inclusão dessas estruturas, de forma a aumentar a segurança das pessoas;
6) Realizar, periodicamente, em todas as regiões da cidade, campanhas de educação / conscientização para o trânsito, direcionadas a motoristas (profissionais ou não), ciclistas e pedestres, informando objetivamente seus direitos e deveres. Elaborar campanhas voltadas para a sociedade, esclarecendo os ganhos sociais proporcionados pela mobilidade ativa;
7) Adotar as medidas necessárias para “acalmar” o trânsito, como a redução de velocidade máxima das vias de acordo com a OMS, implantação de “zonas 30”, instalação de rotatórias, de faixas de pedestre elevadas, de sinalização etc. Na engenharia e operação do trânsito, dar prioridade absoluta à preservação da vida;
8) Implantar, com urgência, a conexão cicloviária Zona Sul – Centro – Zona Norte (Avenidas Marquês de Paraná – Jansen de Melo), por meio de estrutura segregada do trânsito de veículos motorizados;
9) Criar as condições para que se realize fiscalização eficiente, utilizando-se das tecnologias disponíveis. Ampliar a participação da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito;
10) Adotar a promoção da mobilidade ativa como um projeto de governo, transversal, que envolva a estrutura municipal como um todo (secretarias, empresas públicas, fundações etc), a fim de garantir os recursos financeiros, técnicos e políticos para sua efetivação.
Pedal Sonoro, Associação dos Docentes da UFF (ADUFF), Bike Anjo Niterói, Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB), Ecoando – Ecologia e Caminhadas, Instituto de Arquitetos do Brasil / NLM, Mobilidade Niterói, Niterói Para Pessoas, Observatório da Região Oceânica e Ponto Org
 Eu, ______________________________________________, candidato(a) ao cargo de prefeito(a) de Niterói pelo partido _______, afirmo que, caso seja eleito(a), cumprirei os itens acima, a fim de garantir e promover a mobilidade ativa em Niterói."


5 KM
QUE TAL TENTAR IR DE BICICLETA
?

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