segunda-feira, 1 de agosto de 2016

RESULTADO - Enquete de Julho - Distâncias

Por Sérgio Franco



A muito tempo divulgamos que uma distância confortável para optar a bicicleta como meio de transporte está dentro de um raio de 5 km. Distância rápida e fácil para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não estão acostumadas, começarem a usar a bicicleta como meio de transporte.

Pois bem, o resultado da enquete ratifica o que estamos sempre pregando:



16% - Até 2,5 Km
42% - Entre 2,5 km até 5 km
19% - Entre 5 km até 7,5 km
10% - Entre 7,5 km até 10 km
13% - Mais de 10 km

Como podemos ver, 42% percorrem uma distância de até 5 km. Mas o mais interessante disto é perceber que 10% percorrem até 10 km.

Mas o que é esta distância? Os mapas abaixo podem nos dar uma boa noção, eles traçam um raio de 5 km da estação das barcas no centro de Niterói e do Shopping Itaipu Multicenter na Região Oceânica. É ir muito longe mas é muito perto para uma bicicleta.

Raio de 5 km

Deixamos um espaço para os participantes, que quisessem, deixarem suas opiniões:

  • "Como transporte, uns 180km. Como esporte, 320km. Já achei q a distância que percorro hj diáriamente (quase 10km) era uma distância longa, mas bastou começar a utilizar a bicicleta que percebi que estava completamente equivocado."
  • "O que mais me agrada no trajeto é justamente ter a liberdade de escolher o trajeto que bem entender para o mesmo destino."
  • "Chuva espantava, hoje não mais. Muito melhor usar um poncho e molhar os pés, do que pegar engarrafamento, andar na chuva e tb chegar com os pés encharcados ao trabalho, gastando muito mais tempo e dinheiro."
  • "* Maior distância 40km* Não acho 3km longe.* Me agrada o modelo de ciclovia da Amaral Peixoto.* Não vou de bike quando ameaça chover."
  • "Meu trajeto é de 3,3km, escola-casa. Já foi o tempo que achava inviável ou extremamente desagradável o percurso devido ao trânsito, mas aprendi a andar como um bom ciclista: rápido e estável pelo canto direito da rua no sentido da mão, fazendo sinal com os braços antes de virar e sempre de capacete. Já ando de bicicleta pelas ruas de niterói ocasionalmente há uns 4 anos, e pra mim é nítida a transformação na cidade a favor do ciclista, seja pelas poucas ciclofaixas inauguradas, mas principalmente pelo acréscimo de ciclistas nas ruas e o respeito que lhes é dado por parte dos motoristas de automóvel muito maior. Tenho planos de uma travessia Icaraí-Itacoatiara heheh, só não fui ainda porque descer aquela ladeira da concessionária deve ser perigoso. Mas já fui de um forte ao outro pela orla, de jurujuba ao gragoatá e voltei, devem ser quase 20 km."
  • "O que dificulta meu transporte de bicicleta é o fato de não ter ciclovia por onde vou. Moro no Tenente Jardim e tenho que ir a Niterói (faculdade Anhanguera) e depois para Santa Rosa onde eu trabalho... nao tem quase ciclovia uma pena, e os carros não respeitam ..."
  • "Pedalo por volta de 5 km, acredito que se houvesse mais ciclovias está distância poderia ser maior, pois eu iria mais devagar. Só uso para trabalhar mesmo. Acredito que para quem vai começar 5 km ė uma distância confortável, pena ė a falta das ciciclovias, que acaba afastando novos adeptos da bicicleta. Acredito que são muitos os que gostariam mas tem medo."
  • "Cerca de 20Km. O que agrada é a relação direta com as pessoas, com o ambiente."
  • "Chuva espanta quando está intensa."
  • "A maior distância foi de Niterói até o Cosme Velho e Niterói até Botafogo - obviamente sem considerar o trajeto não-pedalado pela Baía de Guanabara: Icaraí/Barcas e Praça XV/Botafogo. Foi tão tranquilo que repeti a experiência outras vezes. Meu problema nunca foi muito a distância percorrida, mas eu tinha uma certa resistência a pedalar esses trajetos mais longos pelo trânsito mesmo. Chuva só espanta quando é temporal. Pra chuva mais leve, capa de chuva resolve."
  • "Acho que a maior distância foram uns 40km."
  • "A chuva não espanta."
  • "A maior distância que percorri foi de 8Km."
  • "Hoje faço 2 Km."
  • "Já pedalei trechos maiores depende das condições. O que mais me agrada no trajeto é apreciar a paisagem e poder andar mais rápido que os carros algumas vezes. Chuva só espanta se for forte, se for chuva fina me arrisco em ir."
  • "A cidade, seus cidadãos e governantes ainda tem no carro o centro de sua organização e lógica. Faltam:1. Ciclovias/ciclofaixas. E quando existem, são inseguras;2. Campanhas informativas para os motoristas;3. Sinalização.Ou seja: apesar da prefeitura afirmar que dobrou a oferta de ciclovias, entendo que Niterói não possui ciclovias como devam ser as ciclovias."
  • "100 km , para o Rio e Janeiro , ida e volta . Não . Não ir de ônibus . O problema é a lama que vem de baixo , mas nada desesperador ..."
  • "A maior distância que já percorri foi da Av.  Professor João  até a estação das barcas de Charitas, entretanto, não fiz esse trajeto direto, fiquei passeando pela cidade, andei pelo fonseca, centro Icaraí e São Francisco. Então retornei para a João Brasil pedalando. Essa viagem teve uma duração de 4h. E eu acreditava que algumas distâncias que pedalo eram longe demais, mas de bike elas se tornaram muito próximas. E o que mais me agrada é o fato de poder conhecer melhor a minha cidade, pois a pé acabo cansando mais rápido e de ônibus ou de carro,  não dá pra apreciar a paisagem, podem parar para poder apreciar melhor. E a chuva acaba espantando por que os motoristas já não respeitam quando está sol,  quando chove respeitam menos ainda,  sem contar que o asfalto também não ajuda."
  • "Moro em Niterói e trabalho/estudo no Rio. Pego a barca quase todos os dias da semana esse é um dos melhores momentos do dia, sair sem preocupação, sem medo de que vá chegar atrasado. Com a bicicleta a qualidade de vida melhorou, sou mais desperto e atento ao trabalho depois de pedalar para chegar."
Podemos concluir que as pessoas já estão descobrindo que não é tão complicado assim usar a bicicleta para ir trabalhar, estudar, fazer compras, passear, as distâncias antes consideradas longas, para o ciclista se tornam curtas.

Essencial o aumento da estrutura cicloviária na cidade para que as pessoas que tenham mais insegurança também comessem a aderir a bicicleta. 

Temos que lembrar que, quanto mais pessoas utilizando bicicletas, menos serão os carros nas ruas; menor o número de carros nas ruas, melhor a "fluidez" no trânsito para todos.


A enquete de Agosto já esta no ar, participe clicando AQUI!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário