sexta-feira, 24 de junho de 2016

Junho de 2016 - Novo Recorde - 120,5 Ciclos/Hora

Por Sérgio Franco

120,5 Ciclos/Hora

Constante crescimento do uso da bicicleta é o que o Mobilidade Niterói tem identificado ao longo de mais de 1 ano de acompanhamento mensal do uso da bicicleta na cidade.

Um crescimento impressionante, um aumento de 35,63% se comparamos com Junho de 2015! Naquele Junho foram contados 89,5 ciclos por hora, neste Junho contamos 120,5 ciclos por hora! A maior contagem desde Janeiro de 2015. Até então a maior contagem tinha ocorrido em Outubro de 2015 com 115,5 ciclos por hora.

Pode-se especular que é um mês a parte, mas não, pois a linha de tendência só mostra o crescimento do uso dos ciclos como meio de transporte. Como podemos ver no gráfico abaixo que demonstra a comparação da média dos últimos 12 meses no uso dos transportes ativos e da bicicleta:

Gráfico das médias 

Os números saíram de 93,8 ciclos por hora de média para 103,42 ciclos por hora.

Da mesma forma quando comparamos apenas as médias dos primeiros 6 meses de 2015 com os primeiros 6 meses de 2016 constatamos um aumento considerável de 83,08 ciclos/hora para 103,16 ciclos/hora, um aumento de 24,16%.

2015 x 2016
Portanto, não importa a fórmula usada para fazer o acompanhamento, seja qual for, em todas, constatamos aumento no uso da bicicleta como meio de transporte.

Apesar da comemoração vamos ficar atentos para fazer o diagnóstico dos motivos da diminuição da participação das mulheres neste aumento do número de uso de ciclos.

Mulheres médias dos 12 meses

Temos que analisar se esta queda é em relação aos números relativos quando comparamos com o número total de usuários da bicicleta ou se também esta queda esta ocorrendo nos número absolutos.

De qualquer forma este crescimento surpreende pois não vem acompanhado de nenhum avanço nas infraestruturas cicloviárias nas áreas que poderiam influenciar o crescimento no ponto de estudo, ou seja, Av. Marquês de Paraná, seja na direção à Zona Norte ou na direção Zona Sul.

Corrigindo, surpreende em termos, a verdade é que Niterói é uma cidade onde a bicicleta é a melhor opção para o deslocamento dos ciclistas pois suas distâncias são curtas e um raio de 5 km, que é uma distância confortável para qualquer nível de ciclista, cobre quase toda a cidade.

5 km

Infelizmente este não é o entendimento da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói e nem mesmo da NitTrans, órgãos responsáveis para autorizar qualquer intervenção nas vias de Niterói.

A NitTrans entende que melhorar o trânsito é aumentar a fluidez do trânsito e "ponto", não compreendendo que melhorar o a fluidez é também criar meios para que mais pessoas possam adotar a bicicleta como meio de transporte.

Da mesma forma a Secretaria de Urbanismo, em todas as suas obras, estão ignorando por completo a implementação das ciclovias, algumas já até pensadas e planejadas pelo Niterói de Bicicleta. Exemplo disto é o que vem ocorrendo com as obras da Região Oceânica.

Flagramos também a tranquilidade com que um veículo trafega na ciclovia mesmo ao lado da viatura da NitTrans.

Viatura da NitTrans ao lado.

O relatório completo pode ser acessado AQUI!


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