sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ciclovia Amaral Peixoto - Contagem Maio de 2016

Por Sérgio Franco




Difícil mudar a notícia ou a manchete quando, todo mês, constatamos os mesmos resultados, aumento de ciclistas!

O que mais impressiona é que esta foi feita na véspera do feriado. Mesmo assim os números estão aí, de 92,5 ciclos por hora em Maio de 2015 para 105 ciclos por hora em Maio de 2016, 13,51% de aumento se comparados os dois meses!



Ainda podemos fazer uma outra comparação. Podemos comparar os primeiros 5 meses de 2015 com os primeiros 5 meses de 2016 e temos uma outra surpresa, ou seja, 21,88% de aumento. 



Segundo matéria do O Fluminense, o bicicletário das barcas ficará pronto em 3 meses (matéria aqui). Ficando pronto, acreditamos que o crescimento do uso das bicicletas poderá ter um pequeno salto, mesmo ainda sem termos prazo para a solução de um dos principais impedimentos para que novas pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte, ou seja, a ciclovia na Av. Marquês de Paraná, o que é muito triste e sabemos que a resistência vem justamente dos dois principais órgãos da cidade, NitTrans e Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, este último não planejou nem implantou um único trecho nas obras da Transoceância. Parece que não estão atentos para o que acontece na cidade nem o que acontece nas cidades de todo o mundo.

13,5%


Bem, podemos ser ignorados pela NitTrans e pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, mas continuamos crescendo. O número de mulheres utilizando a bicicleta aumentou de 11,25% para 13,5% quando comparamos as médias dos primeiros 5 meses de 2015 com os primeiros 5 meses de 2016.




Relatório Completo AQUI

O fato é que temos que comemorar, e mesmo não contando com a ajuda de todos os que seriam responsáveis por tornar a cidade melhor, nada tem impedido o número de usuários de bicicleta (e outros meios ativos como o skate)  a crescer. 

Os ciclistas estão aí, se multiplicando, todo dia um rosto novo, todo dia alguém pedindo uma dica, todo dia alguém deixando o carro em casa e melhorando um pouquinho o "fluidez do trânsito", para aqueles que são obrigados a usar os carros.

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi




Só 5 km
Experimente a bicicleta!
E ajude a melhorar a fluidez 
do trânsito para todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário