terça-feira, 19 de abril de 2016

Coluna "Por Aí" - MOBILIDADE URBANA EM SÃO GONÇALO

Por Charles Gomes





SG BIKE CLUB-CICLISMO

A busca pela mobilidade urbana em São Gonçalo é um desafio a ser enfrentado por todos que desejam ter uma cidade melhor, e o pedal noturno semanal do SG BIKE CLUB-CICLISMO busca contribuir com esse desejo, sendo que para essa mudança acontecer esbarra se em problemas como o privilégio aos transportes individuais e a outros interesses que não estão ligados a cidade.


Tem ocorrido nas grandes cidades um imenso debate sobre o conceito de mobilidade urbana afim de buscar uma nova definição a respeito do assunto. Anteriormente, a questão era tratada de forma fragmentada e considerava somente a circulação de veículos, hoje, isso mudou e o foco hoje são as pessoas, e vincula-se também diretamente à organização territorial e à sustentabilidade das cidades.

Hoje, o conceito de mobilidade urbana se apoia em quatro pilares: 

  • Integração do planejamento do transporte com o planejamento do uso do solo;
  • Melhoria do transporte público de passageiros;
  • Estímulo ao transporte não motorizado; 
  • Uso racional do automóvel.

Em São Gonçalo os congestionamentos, se tornaram crônicos e com isso percebe-se uma evasão de passageiros dos sistemas de transporte público, devido principalmente a problemas de infraestrutura e a qualidade dos serviços oferecidos a população, a baixa qualidade das vias urbanas também desestimula a a locomoção a pé e restringe o uso de bicicleta, com isso acaba incentivando o uso do automóvel particular para realizar percursos diários e dificultando, ainda mais, a locomoção na cidade.


Diante disso, o tema mobilidade urbana em São Gonçalo deveria ter uma grande relevância, pois afeta consideravelmente a qualidade de vida da população e a economia da cidade, merecendo atenção especial por parte dos gestores públicos. 

O SG BIKE CLUB-CICLISMO, além de lutar pela mobilidade urbana, torce para que a cidade se construa em torno da mobilidade urbana sustentável, envolvendo a combinação de desenvolvimento urbano, qualidade ambiental e justiça social.

SG BIKE CLUB-CICLISMO
APROVEITE A DISTÂNCIA E DEIXE O CARRO EM CASA!
5 km


2 comentários:

  1. Enquanto tiver forças, estarei presente nas revindicações para melhorias e seguranças p nós ciclistas.
    SGBC.... TAMUJUTO!

    ResponderExcluir
  2. espero antes de morrer pode vê São Gonçalo com muitas ciclovias e/ou ciclofaixas...e é claro usufruir um pouco! abraços SGBC!!

    ResponderExcluir