quarta-feira, 23 de março de 2016

Março 2016 e Mais Bicicletas!

Por Sérgio Franco

Pedal Sonoro e Bike Anjo Niterói

5,55% de aumento comparando os meses de Março de 2015 com Março de 2016!

A cada contagem que realizamos com a finalidade de acompanhar mês à mês o crescimento do uso dos transportes ativos em Niterói constatamos que este só aumenta.

Relatório Março/2016

O relatório completo pode ser acessado AQUI! 

Parece que estamos vivendo uma nova realidade e a população esta entendendo a praticidade do uso da bicicleta como meio de transporte.

Um parênteses para um relato pessoal:

Por um puro acaso, no dia de hoje, 23 de Março, antes de escrever este artigo, passei no laboratório Lâmina, localizado na Rua Otávio Carneiro em Icaraí. Chegando no mesmo encontrei uma bicicleta estacionada no local (infelizmente sem bicicletário) e ao entrar perguntei a atendente se a bicicleta era de um cliente, a resposta foi não, era de um Médico que trabalho no laboratório e a própria atendente confessou que esta procurando uma bicicleta para também começar a ir ao trabalho com esta. Perguntei onde ela morava, Venda da Cruz, e ela completou, é perto! E realmente é perto, não perguntei detalhes de onde morava mas a distância fica em torno de 7 km, e pode ser até mais perto dependendo da localidade que ela mora.

Média de ciclos/hora nos últimos 12 meses: 99,19

As médias de de ciclos por hora quando observados sempre os últimos 12 meses de contagens também demonstram o crescimento contínuo do uso das bicicletas na cidade. Fomos de 93,8 ciclos/hora de média para 99,19 ciclos/hora.

Crescimento constante
As mulheres também vem mostrando sua força e demonstrando que a opção pelo uso das bicicletas não é só escolha deles!

Participação das mulheres continua crescendo

Apesar de ter sido constatada uma pequena queda de 1% se compararmos Março de 2015 com Março de 2016 notamos, o fato é que a média de participação das mulheres quando analisado o período de 12 meses vem crescendo.

Crescimento constante 
O aumento que temos constatando deve ser comemorado também pelos motoristas, principalmente por aqueles que não tem a opção de usar a bicicleta. Cada pessoa que opta em usar a bicicleta oferece um espaço à mais para os carros. 

A foto abaixo é icônica e demonstra como o espaço é melhor aproveitado por todos quando mais pessoas optam pela bicicleta.

Economia de espaço.
Entenda, você não é obrigado a usar a bicicleta, mas esta certamente, mesmo quando usada por outros esta ajudando você também!


São só 5 km
5 km do Centro

Tire proveito da situação
Deixe o carro em casa!








Nenhum comentário:

Postar um comentário