quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

De Janeiro à Janeiro, mais ciclistas!

Por Sérgio Franco


Crescimento constante!
Como todos que nos acompanham já sabem, estamos fazendo constantes contagens de ciclos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto com a intenção de acompanhar o crescimento do uso de transportes ativos na cidade de Niterói  tendo a bicicleta como destaque!

O ano de 2015 foi um ano de promessas não realizadas, promessas que se fossem cumpridas teriam aumentado ainda mais o número de usuários da bicicleta. As mais importantes e que teriam impacto significativo na adesão aos meios de transportes ativos foram as construções de um bicicletário no Centro e da ciclovia na Av. Marquês de Paraná.

Infelizmente o bicicletário não saiu, apesar do excelente projeto feito pela competente equipe do Niterói de Bicicleta, um projeto simples facilmente ampliável no caso de um grande aumento de demanda. Da mesma forma a ciclovia não tem prazo para sua implantação e a ciclofaixa temporária (que chegamos a chamar de reversível) e que começou até bem, hoje é uma ameaça ao ciclista, e ousamos dizer, uma ameaça até maior ao ciclista do que a ausência dela, pois os cones que fazem as vezes de uma proteção foram, a cada dia, encostados cada vez mais ao meio fio (decisão da NitTrans) de tal maneira que não passam duas bicicletas e muitas vezes nem mesmo uma única bicicleta consegue passar. 

Se quiserem relembrar as matérias pertinentes são:


Mas vamos falar do que é positivo:
Aumento na participação das mulheres

A média da participação das mulheres no ano de 2015 ficou em 13,16%, um número significativo. Mas a boa notícia é que, quando comparamos os números de Janeiro de 2015 com os números de Janeiro de 2016 a participação passou de 10% do número de usuários para 15%!

Ou seja, as mulheres de Niterói estão aderindo a bicicleta! E por que não iriam aderir?


Apesar dos problemas citados acima, os números também cresceram quando analisamos todos os usuários do transporte ativo. Em Janeiro de 2015 foram contados 63,5 ciclos/hora contra 85 ciclos/hora em Janeiro de 2016, aumento de 33,85%!

33,85% mais ciclos!

É importante lembrar que no relatório da Contagem Automáticas de Ciclistas de 2015(Matéria AQUI), esta mesma via contabilizou 82,75 bicicletas/hora de média durante o monitoramento de 12 horas.

Resultado este obtido em uma semana chuvosa, já dentro do período de férias escolares e quando comparamos com diversos pontos do Rio de Janeiro notamos o quanto Niterói é mais adequada a bicicleta.

Aguardamos que estes números, impressionantes, sirvam de alerta para a Prefeitura de Niterói. É imprescindível que as promessas sejam cumpridas, que saia o bicicletário, que se construa a ciclovia na Av. Marquês de Paraná, projetos importantíssimos para a mobilidade e até mesmo para a economia da cidade! Que os projetos do Niterói de Bicicletas tenham a atenção que merecem, pois profissionais competentes (dois, a coordenadora e o estagiário) o programa tem.

O relatório completo com a contagem de Janeiro de 2016 e a analise do ano de 2015 pode ser visto AQUI!








Nenhum comentário:

Postar um comentário