sábado, 23 de janeiro de 2016

Contagens automáticas! 12 horas e muitas bicicletas!

Por Sérgio Franco


Números surpreendentes em 12 horas de monitoramento


Foram 3 dias de contagens automáticas e apesar da época do ano (Dezembro) e do clima (chuvoso) os números surpreenderam.

Esta foi a primeira vez que um levantamento deste tipo foi feito em Niterói, 12 horas de monitoramento, horários que variaram das 7 horas até as 20 horas e a alegação de alguns poucos contrários a bicicleta de que não existe demanda, de que não existe ciclista, de que não tem usuários para as ciclovias se desfez.

Relatório AQUI!

No dia 5 de Dezembro fizemos a primeira contagem na ciclovia da Av. Roberto Silveira, o ponto escolhido foi entre as Ruas Lopes Trovão e Presidente Backer e apesar da chuva insistente que caía no dia foram contadas 1035 bicicletas, com um fluxo de 86,25 bicicletas por hora!


05/12/2015 Mesmo com chuva

Quando comparamos o horário de 8 às 9 horas com a contagem realizada em 2014 (Relatório de 2014 AQUI!) e analisamos somente o número de ciclistas que passaram no mesmo trecho e no mesmo horário temos um aumento de 57,14%! E temos que observar que a contagem realizada no dia 5 de Dezembro só considera as bicicletas (ignorando skates por exemplo) e mesmo assim só as que passaram pelo sensor, a de 2014 além de levar em consideração skatistas também contou todos os usuários de transporte ativo que passaram por toda a extensão da via!.
08/12/2015 Tempo instável
No dia 8 de Dezembro foi a vez da ciclovia da Av. Amaral Peixoto e o ponto escolhido foi entre as Ruas Visconde do Uruguai e Maestro Felício Toledo. A contagem começou as 8 horas e foi até as 20 horas. O tempo ainda era chuvoso e instável mas mesmo assim foram contados 937 bicicletas o que significa que foram 78,08 bicicletas por hora! O clima podia não estar jogando ao lado dos ciclistas, mas os ciclistas não se importavam com o clima!

10/12/2015 Muitos ciclistas

No dia 10 de Dezembro repetimos a contagem, desta vez começamos as 7 horas e fomos até as 19 horas. O tempo estava um pouco melhor e no dia não choveu, apesar de ter chovido na noite anterior e o clima ainda estar instável e algumas escolas e faculdades particulares já estavam em férias, mas isto não impediu uma contagem de 933 bicicletas, ou seja, um fluxo de 82,75 bicicletas por hora!


Mas para aqueles que podem questionar se estes números são significativos, dizemos que sim, são! Só compararmos estes números com os contabilizados no Rio de Janeiro.

Comparação entre os fluxos de bicicleta
Os levantamentos que usamos para efeito de comparação foram feitos todos em 2015, ou seja, são levantamentos recentes e que refletem a realidade atual. 

A falsa proteção dos cones
Como já comentamos em praticamente todos os posts e relatórios que fizemos, Niterói favorece o uso da bicicleta, e bem mais que o Rio de Janeiro. As distâncias curtas a serem percorridas, o relevo favorável, a proximidade com o Centro do Rio de Janeiro (uma barca de distância), tudo isto naturalmente já incentiva as pessoas a adotarem a bicicleta, mesmo com a completa falta de estrutura cicloviária na Av. Marquês de Paraná, que ainda inibe uma maior adoção por este meio de transporte mas não impede seu crescimento!

A população de Niterói já vem provando que quer a bicicleta, os números são crescentes e mesmo aqueles que não usam a bicicleta já começam a entender a importância delas para a mobilidade de todos.

Iniciativas como o Pedal Sonoro, Bike Anjo Niterói, e grupos de bicicleta como Ciclistas de Niterói, só ajudam a popularizar o uso da bicicleta, pois, não raras vezes, quem começa a pedalar por lazer e/ou esporte também começa a usar a bicicleta como meio de transporte.

Cabe agora, a Prefeitura de Niterói, fazer sua parte. A ligação segura entre as Zonas Norte, Sul e Centro já seria um passo em direção a mobilidade e a construção de um bicicicletário melhor estruturado que oferecesse maior segurança para os ciclistas guardarem suas bicicletas seria um outro pequeno passo. São algumas promessas feitas a mais de 1 ano e que ainda não foram cumpridas.

Obrigado Pedal Sonoro
Agradecemos ao Transporte Ativo, que forneceu o sensor para que os monitoramentos pudessem ser realizados e por sempre nos ajudar com todo material necessário para a divulgação da bicicleta como meio de transporte; e agradecemos também ao Pedal Sonoro que emprestou a bicicleta cargueira, sem a qual tornaria toda a logística dos monitoramentos bem mais difícil.



E claro, agradecemos a a todos os ciclistas sem os quais estes número impressionantes não existiriam!

Obrigado por fazerem de Niterói uma cidade melhor!













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