domingo, 6 de dezembro de 2015

Mesmo com chuva, 86,25 ciclos/hora!

Por Sérgio Franco




Em uma semana chuvosa


A primeira contagem de ciclistas realizada de forma automática foi um sucesso! O equipamento é de uso profissional e  consequentemente muito preciso e usado por companhias de tráfego em diversos locais do mundo.

Para maiores detalhes clique AQUI!

Começamos a instalação do equipamento por volta das 7 horas, o mesmo foi trazido (de bicicleta) do Rio de Janeiro pelo integrante do Transporte Ativo Eduardo. E temos que agradecer o esforço do mesmo por ter acordado muito cedo para poder estar aqui. 

Começamos a contagem oficialmente a partir das 8 horas e terminamos as 20 horas.
86,25 ciclos por hora e com chuva!

Foram contados neste período um total de 1035 ciclistas o que resulta em um fluxo de 86,25 ciclos/hora! 

E no horário de maior movimento foram contados 118 ciclos/hora!

29/07/2014

Escolhemos um trecho onde já tínhamos feito uma contagem em 29 de Julho de 2014, naquela época, ainda sem a ciclovia, foram contabilizados 63 ciclos por hora entre 8 e 9 horas, desta vez foram contabilizados no mesmo horário 99 ciclistas, um aumento de 57,14%


Mesmo com chuva!

O detalhe é que desta vez o tempo não estava favorável, foi uma semana chuvosa, e no dia da instalação já tinha chovido na noite anterior, e ainda choveu um pouco pela manhã e novamente a noite. Lamentamos que isto certamente espantou parte dos usuários da bicicleta, mesmo assim, além do aumento constatado acima, a contagem superou números de diversos pontos no Rio de Janeiro.
Niterói x Rio de Janeiro (2015)

Não chega ser uma surpresa esta diferença encontrada. 

Niterói é uma cidade onde as distâncias são curtas e o relevo é favorável, o que nos falta é uma estrutura cicloviária segura e interligada e traga mais novos adeptos da bicicleta como meio de transporte.


E mesmo com esta estrutura cicloviária que ainda podemos considerar precária, vemos os aumentos constantes de ciclistas nas ruas. Mais bicicleta, menos carros, melhor o trânsito, não?





Relatório completo da contagem automática pode ser acessado AQUI.

Esta semana continuaremos as contagens!












quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Primeira Contagem Automática de Niterói!

Por Sérgio Franco


Contagem automática
O Mobilidade Niterói com apoio do Transporte Ativo esta realizando pela primeira vez em Niterói a contagem automática de ciclos! Um desejo de longa data. 

Desta forma conseguiremos fazer uma contagem de 12 horas e ter a exata noção da quantidade de ciclistas que usam as ciclovias ao longo do dia.

Nunca realizamos uma contagem tão longa por questões de logística. Uma contagem de 12 horas no sistema fotográfico necessita pessoal e tempo. Com o sistema automático, basta a instalação do equipamento pela manhã e sua retirado no final do período desejado já com os dados computados e enviados de imediato via celular ao banco de dados do Transporte Ativo.

Sistema Eletrônico


A única desvantagem no sistema é de não identificar os tipos de ciclos nem o gênero do ciclista.

Vale lembrar que hoje esta sendo o primeiro dia e é um teste para nós do Mobilidade Niterói.

O primeiro ponto escolhido foi a ciclovia da Av. Roberto Silveira esquina da Rua Lopes Trovão, ponto de grande movimento de ciclistas, inclusive pelas escolas e comércio existente na região.

O segundo ponto que escolhido para o levantamento de dados foi a Ciclovia da Av. Amaral Peixoto com a esquina da Rua Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro. Em Outubro de 2015 foram contados neste trecho 202 ciclos por hora!

Para a próxima semana verificaremos a disponibilidade do equipamento e escolheremos outros pontos para efetuarmos as contagens.

Quer saber mais sobre o sistema? Clique AQUI!

Os sensores

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi