terça-feira, 21 de julho de 2015

7º Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco


7º Contagem de Ciclos de 2015


Saiu a 7ª contagem de ciclos da ciclovia da Av. Amaral Peixoto que pode ser vista AQUI!

Mesmo com a Universidade Federal Fluminense em greve, o movimento de ciclos neste mês de julho subiu, atingindo 100,5 ciclos/hora, segunda melhor marca do ano de 2015!

Comparativo 2015

Outra boa notícia foi o aumento de mulheres utilizando a bicicleta, 15% do total! O que faz com que Niterói seja uma das cidades onde mais as mulheres utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Comparativo 2015

E não temos um perfil específico de usuária, ou melhor, o perfil que podemos ver é que todas acreditam na bicicleta como solução para mobilidade urbana!

Mulheres que já descobriram a bicicleta

Esta utilização poderia ser maior se uma ligação cicloviária segura fosse feita na Av. Marquês de Paraná. 

Outra boa notícia foi que nos meses de Maio e Junho tínhamos visto membros do Corpo de Bombeiros caminhando pela ciclovia, porém neste mês de Julho vimos um bombeiro sendo exemplo.

Maio 2015

Junho 2015

Exemplo - Julho 2015


Mas infelizmente, pela total ausência da NitTrans pelo quarto mês consecutivo, presenciamos algumas infrações graves como a invasão da ciclovia por motociclistas:

Motociclistas na ciclovia




E a gritante invasão da ciclovia por um carro, que em visualizar o Mobilidade Niteroi, tentou sair desesperadamente da ciclovia.


Julho 2015

Julho 2015

Julho 2015

O fato é que Niterói é uma cidade extremamente ciclável, as ciclovias já tem amplo apoio da população e a pouca resistência que existe é mais por falta de esclarecimento. O número de usuários da bicicleta como meio de transporte em nossa cidade poderia ser bem maior se existisse um sistema cicloviário seguro, a ausência deste desestimula aqueles que, apesar de quererem se utilizar da bicicleta para sua locomoção, não possuem a experiência ou a segurança para vencerem desafios como a Av. Marquês do Paraná, a Rua São Lourenço, a travessia da Alameda São Boaventura entre outras.

Sempre bom lembrar, são só 5 km, mais bicicletas, menos carros, melhor a fluides do trânsito para todos!

5 km das Barcas

5 km do Multicenter

www.mobilidadeniteroi.com



domingo, 19 de julho de 2015

Reunião com a viação Pendotiba

Por Aline Corrêa


A serra que existe entre a Região Oceânica e São Francisco é um grande impecílio para aqueles que precisam atravessá-la e gostariam de usar a bicicleta enquanto meio de trânsporte. Na busca de se discutir esta demanda, nesta quinta-feira (16/07/2015) houve uma reunião com a viação Pendotiba para estudar a viabilidade do transporte de bicicletas nos ônibus da empresa.


Além dos representantes da Pendotiba, estiveram presentes o vereador Daniel Marques, o cicloativista Mario Gabriel, Niterói de Bicicleta, Bikeworks e Mobilidade Niterói.  O encontro ocorreu na garagem da empresa, onde foram apresentados exemplos, feitos testes e discutidas as possibilidades para o trânsporte de bicicletas entre a Região Oceânica e Charitas. Confira as fotos:

Teste: bicicleta dobrável, aro 26

Teste: bicicleta aro 26

Teste: bicicleta aro 29


Discussão sobre a viabilidade
Registro final

sábado, 18 de julho de 2015

Privilégio a ciclistas é absurdo e injusto!

Por Sérgio Franco


Publicação do dia 17/07/2015, Conexão Leitor do Jornal O Dia



A manifestação de indignação do leitor publicada na coluna Conexão Leitor do O Dia (17/07/2015) ao se deparar com uma faixa que orienta os motoristas sobre como proceder ao encontrar um ciclista em seu caminho parece ter causado espanto.

Não deveria, o Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro determina:

"Deixar de guardar a distância de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração - média;
Penalindade - multa."

Na verdade, o leitor como provável motorista que é já deveria saber disto. E o CTB ainda determina que:

Art. 220: "Deixar de reduzir a velociade do veículo de forma compatível com a segurança no trânsito:

XIII - Ao ultrapassar ciclista.
Infração - grave;
Penalidade - multa."

O leitor da coluna do Jornal O Dia provavelmente também deveria estar ciente do ART. 58, que determina:

"Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

Como o leitor da coluna do jornal parece desconhecer completamente o CTB, é bom esclarecer que "bordos" não são "bordas", bordos são as pistas mais à esquerda ou à direita da via.

Os aspectos legais podem ser encontrados no Código de Trânsito Brasileiro, e caso seja do interesse de todos e do leitor daquele jornal, esta disponibilizado um especial, que foca no uso da bicicleta como veículo e pode ser baixado aqui : Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro.

Como podemos ver a faixa se faz mais do que necessária para se orientar a forma correta de como os motoristas devem proceder!

O que o leitor daquela coluna também deveria saber é que quanto mais bicicletas estiverem na rua menos carros também estarão! 

Vamos pensar?

Vejam o que são 5 Km em Niterói,

São só 5 Km


A bicicleta é o veículo ideal para ser usada em curtas distâncias, e percorrer 5 km de bicicleta não cansa, não faz suar, e o ciclista não leva mais que 30 minutos utilizando uma bicicleta dobrável de aro 20 (daquelas do tipo do circuito pedalar) e pedalando só a 10 km/h. 

Bicicleta do Circuito Pedalar 2014


Se mais pessoas estão utilizando as bicicletas, menos carros estão nas ruas e melhor é o trânsito para aqueles que tem, seja por qual motivo for, utilizar o carro. Só para se ter uma ideia, em Janeiro de 2015 foram contabilizados 165 bicicletas por hora na Av. Marquês de Paraná, avenida sem ciclovia! Agora, acrescentem mais 165 carros por hora o quanto maior não vai ser o engarrafamento? ( 4 ciclistas em movimento ocupam o espaço de 1 carro ).

Talvez o leitor da coluna do Jornal O Dia não esteja ciente deste benefício que ele, mesmo sem usar a bicicleta, teria se mais pessoas as adotassem.

De certa forma aquele leitor, excetuando a falta de conhecimento do CTB, não é de todo culpado pela indignação de achar que a faixa que o orienta é um completo absurdo. Ele não é um interessado no assunto mobilidade urbana, apesar desta o afetar intimamente, e por isso não procura pesquisar os motivos de todo o mundo estar incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte.

Bem, talvez este leitor seja um comerciante, e já esta irritado com o ciclista porque esta com medo que uma ciclovia vá passar em frente ao comércio dele. Bem, ele deveria saber que ciclistas são consumistas!

Estudos realizados pela Advocacy Advance mostram que os ciclistas gastam menos por viagem mas fazem mais viagens do que os consumidores que usam carros:

http://www.advocacyadvance.org/site_images/content/Final_Econ_Update(small).pdf


Não é o único estudo, conclusão semelhante chegou a pesquisa da Oregon Transportation Researchand Education Consortium:


Comparação dos gastos mensais por tipo de veículo usado pelo consumidor


Portanto, se o leitor que se sentiu ofendido for motorista e/ou comerciante, ao invés de ficar indignado com uma campanha (que consideramos ainda modesta) que procura incentivar o convívio respeitoso entre motoristas e ciclistas devia multiplica-la, pois só existem aspectos positivos no estimulo ao uso das bicicletas. E Niterói é a cidade ideal para as bicicletas!














quinta-feira, 9 de julho de 2015

UCT Disponibiliza a Apostila do Programa Motorista Amigo do Ciclista

Por Sérgio Franco


Guia do Instrutor


Universidade Corporativa do Transporte - UCT, disponibilizou para quem quiser ver o Guia do Instrutor - Motorista Amigo do Ciclista

O Mobilidade Niterói já tinha mencionado o excelente trabalho desenvolvido pela UCT em matéria do dia 21 de Maio de 2015 (Programa Motorista Amigo do Ciclista - Uma Agradável Surpresa). 


A apostila, assim como o curso, destacou a importância da bicicleta para a melhoria do trânsito nas cidades, principalmente para deslocamentos de até 7 km, ou seja, traz para os motoristas de ônibus a compreensão de que não é a bicicleta que atrapalha a sua jornada, ao contrário, é ela que ajuda a melhorar.

"A redução de congestionamento urbano pela, pela integração bicicleta - ônibus, amplia a mobilidade dentro das cidades para a população, com a melhoria da qualidade de vida"

A apostila e o curso também abordaram outros assuntos que dizem respeito a segurança no trânsito, tais como os pontos cegos, a distância de 1,5 metros, entre outros.

Vale a pena a leitura!















segunda-feira, 6 de julho de 2015

Mobilidade Niterói - Site no AR!

Por Sérgio Franco

www.mobilidadeniteroi.com

O Mobilidade Niterói esta estreando seu site: www.mobilidadeniteroi.com !

O site além de ser uma ótima ferramenta de apresentação, facilitará que todos os interessados acessem com mais facilidade nossas pesquisas, contagens, relatórios, matérias e atividades. 

No site, destacamos ainda as iniciativas de Niterói! Todas com seu seu viés mas todas ajudando a nossa cidade a se tornar uma cidade com melhor qualidade de vida para todos!

Iniciativas de Niterói

Com a estreia do site também estamos colocando no ar mais 2 pesquisas relativas construção de um bicicletário nas barcas. A primeira destinada àqueles que já usam o precário bicicletário existente atualmente e outro orientado tão somente para aqueles que não usam o bicicletário! 

Com o primeiro formulário vamos conhecer quem são aqueles que optam por parar suas bicicletas no atual bicicletário e quais suas necessidades, com o segundo vamos descobrir se e como um bicicletário, bem estruturado, trará novos usuários.

Quanto mais formulários forem respondidos, maior serão os argumentos para instalação de um bicicletário seguro nas Barcas e principalmente qual a estrutura mínima necessária para o mesmo.

Pesquisas abertas

Para entendermos como anda segurança do ciclista, estamos disponibilizando online, formulários para registro de incidentes com ciclistas (são dois, um para 2014 e outro para 2015). A ideia do formulário é identificarmos os pontos que precisam de mais atenção da administração, com isso podemos cobrar, com mais precisão os pontos onde esta intervenção é mais urgente. Para isto, com os dados fornecidos por vocês geraremos um mapa, que demonstrará, graficamente, estes pontos!


Formulário de Incidentes

Lembramos que o Mobilidade Niterói não é vinculado à prefeitura nem a qualquer outro órgão do governo. Somos um grupo de ciclistas que, como vocês, esperam quem cidade com melhor mobilidade para todos!