sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova Vistoria na Marquês de Paraná

Por Sérgio Franco

Da Rua São Lourenço até a Miguel de Frias


O Programa Niterói de Bicicleta realizou no dia 26 de Junho de 2015 nova vistoria na Av. Marquês de Paraná e percorreu desde o fim da ciclovia da Av. Roberto Silveira até a Rua São Lourenço. A intenção é resolver este gargalo que aflige os ciclistas, sejam estes oriundos da Zona Norte ou da Zona Sul. 

A Avenida Marquês de Paraná já demonstrou sua importância no Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói, na contagem realizada em Janeiro de 2015, onde foram contados 165 ciclos/hora em um mês de férias, bem como no relatório do Dia Mundial de Bike ao Trabalho, onde foi constatado um aumento de 47% no número de ciclistas.

É bom observar que o "problema" da Av. Marquês de Paraná é atualmente um impeditivo para que novas pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte e com isso diminua a necessidade da utilização do carro particular, ou seja, melhoria da fluidez no trânsito para todos.


Representantes do Massa Crítica, Mobilidade Niterói, Niterói de Bicicleta, Rio Estado da Bicicleta e IFluxo
Foram convidados para esta vistoria, Mauro Tavares (Programa Rio - Estado da Bicicleta), Warnek Vauk (IFluxo), e representantes do Bicicletada Massa Crítica - Niterói e do Mobilidade Niterói.

A coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, pretende fazer em breve, um encontro ciclo participativo para apresentar não só as soluções apresentadas pela TC Urbes, mas também as do IFluxo e trocar ideias com os ciclistas e com a sociedade (serão convidados a participar os comerciantes e moradores do entorno da Av. Marquês de Paraná).

Durante o trajeto, Warnerk Vauk, não observou grandes dificuldades, inclusive notou que o número de "vagas" a serem perdidas é praticamente inexistente, mas fará alguns estudos do fluxo de veículos e ciclistas (alguns dados do Mobilidade Niterói serão utilizados) e apresentará um projeto básico que será discutido com todos interessados.

Participantes discutindo os passos na Praça do Ciclista

Participantes analisando a Marquês de Paraná com São Lourenço


Warnek Vauk observou também observou o tempo dos sinais de trânsito, a largura das faixas de rolamento e os pontos de ônibus, tudo influi.

Destinos dos ciclistas da Zona Norte

A urgência é grande, como podemos constatar na imagem, a demanda por uma passagem segura para os ciclistas já existe, o que ocorrerá será um aumento de usuários que antes não utilizavam a bicicleta por medo e insegurança. 

Isabela Ledo tem a intenção de, depois das propostas prontas e apresentadas, tentar aprovação para fazer o quanto antes testes na rua para provar para a NitTrans que a ciclovia na Marquês de Paraná é viável e não prejudica a "fluidez do trânsito".




quinta-feira, 25 de junho de 2015

6º Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto.

Por Sérgio Franco


Junho/2015

Mais uma contagem realizada pelo Mobilidade Niterói para acompanhar o crescimento do uso das bicicletas na cidade de Niterói.

Como nas demais contagens realizadas, fizemos tristes constatações, entre elas:

  • Uso da ciclovia pelos pedestres;
  • Bombeiros caminhando pela ciclovia;
  • Completa ausência de controladores de tráfego da NitTrans nos cruzamentos;
  • Ausência do controlador da NitTrans que circula de bicicleta;

Flagramos também um incidente no cruzamento da Av. Amaral Peixoto com a rua Visconde de Uruguai. O motorista que vinha pela Av. Amaral Peixoto, ao fazer a convergência para Rua Visconde de Uruguai, não respeitou a preferência do ciclista bloqueando a ciclovia e forçando a passagem.

O atraso na campanha de educação já mencionada por nós só ajuda neste tipo de comportamento, porém a NitTrans já poderia, independentemente de campanhas, estar se utilizando de placas educativas de trânsito que já são regulamentadas, mais definitivas e possuem uma mensagem de reforço aos procedimentos a serem adotados por todos, de pedestres aos motoristas, passando logicamento pelos ciclistas.

Exemplo de placas educativas e seus objetivos

A boa notícia é que novamente observamos pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção se utilizando da ciclovia.

Em comparação com os meses anteriores, tivemos uma pequena quenda no fluxo de ciclos, contudo não temos uma conclusão definitiva para esta queda, vamos ter que analisar o comportamento nos próximos meses.

Fluxo de ciclos

Da mesma forma houve uma queda no número de mulheres utilizando a bicicleta.

Comparativo Homens x Mulheres


O relatório pode ser acessado por AQUI.

Quer conhecer mais do Mobilidade Niterói? Acesse nosso SITE!














segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vai ter ciclovia!

Neste domingo, dia 28/06/2015, acontecerá a inauguração da ciclovia da Avenida Paulista em São Paulo. O evento representa um importante marco para a mobilidade no país. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e a maior do Hemisfério Sul, sendo que a Paulista é mundialmente famosa por se configurarar como um dos principais centros financeiros da cidade. Além disso, a avenida também é sede de diversas embaixadas, centros educacionais, museus e centros culturais. Isto faz com que a Paulista seja uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, contando com o trânsito de milhares de pessoas cotidianamente.

A ciclovia da Paulista contou com adversidades que iam desde o discurso midiático contrário a sua instauração (mais detalhes aqui) até uma ação do Ministério Público que tentava paralisar as obras de ciclovias na cidade em março deste ano. Neste mês, diversos grupos de ciclistas saíram às ruas gritando “Vai ter ciclovia”, contando com eventos de apoio aos ciclistas paulistanos em diversas cidades do Brasil e do mundo. No dia 27 de março o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar de paralisação das obras de ciclovias de São Paulo.
A árdua atuação de grupos de ciclistas organizados foi fundamental para a superação destes entraves, sendo que a inauguração da ciclovia será um momento de grande celebração. A instalação de uma ciclovia nesta avenida é uma conquista que não se limita ao território paulistano, pois dá visibilidade à uma concepção de mobilidade diferente da que vemos Brasil à fora e que poderá servir de exemplo para outras cidades.
Entendendo a importância do evento, a Bicicletada Rio de Janeiro está organizando um ônibus para que os ciclistas do Rio de Janeiro possam participar da comemoração deste marco. Para quem tiver interesse em festejar este momento na capital paulista, esta é uma boa oportunidade!
O ônibus sairá da Cinelândia nesta sexta, dia 26 de junho com destino à Praça da Sé, em São Paulo. O horário de saída está previsto para às 23 horas, logo após a edição da Massa Crítica. A volta será no domingo, dia 28 de junho, às 23 horas.
O valor das passagens de ida e volta é R$150, sendo que há um limite de transporte de 30 bicicletas. O ônibus conta com ar condicionado, banheiro, microfone, televisão e geladeira.

Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook:


Por Aline Corrêa



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Campanha "O trânsito é feito de pessoas como você"


Aconteceu ontem, dia 17 de junho de 2015, o lançamento oficial da campanha publicitária “O trânsito é feito de pessoas como você”. A mesa de apresentação da cerimônia contou com a presença de Rodrigo Neves (Prefeito), Axel Grael (Vice-prefeito), Isabela Ledo (coordenadora do Niterói de Bicicleta), Ana Carboni (Bike Anjo e Mobilidade Niterói), Daniel Marques (vereador) e André Gagliano Alves (ASCOM). A campanha ocupará as ruas a partir do dia 24 de junho e, segundo nota publicada no Blog de Axel Grael (link), terá duração de dois meses.

A campanha tem o objetivo de fomentar maior respeito nas relações ocasionadas pela interação entre os diferentes meios de deslocamento na cidade, chamando a atenção para a presença e fragilidade de pedestres e ciclistas no trânsito.

Durante o evento, Isabela Ledo e Axel Grael afirmaram que paralelamente à campanha, que contará com baners, divulgação online e um spot para rádio, serão instaladas faixas educativas pelas ruas da cidade.

Fruto das reivindicações de cicloativistas, a campanha se desenvolveu no Grupo de Trabalho “Educação no Trânsito”, proposto na plenária da Bicicletada/Massa Crítica de Niterói em janeiro de 2015, sendo que Isabela Ledo foi escolhida pelo coletivo para coordenar o grupo. O GT foi formado por membros do Mobilidade Niterói, Bicicletada/Massa Critica Niterói, Bike Anjo, Ciclistas de Niterói, Pedal Sonoro, Fundação Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, FECIERJ e Niterói de Bicicleta, que durante meses discutiram a sua elaboração.

O Mobilidade Niterói espera que a campanha gere resultados positivos e melhore as relações entre os diferentes modais que circulam pela cidade.


Mesa de apresentação da campanha:
"O trânsito é feito de pessoas como você"

Participante questiona a respeito das condições das ciclovias.

André Gagliano Alves (ASCOM) apresentando a campanha.


Fotos: Sergio Franco
Texto: Aline Corrêa