terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pedal da Paz

Por Sérgio Franco

A Comissão de Segurança no Ciclismo do RJ (CSC-RJ), junto com as federações de Ciclismo (FECIERJ) e a Triathlon do RJ (FTERJ) e com apoio de diversos grupos de ciclistas  do Estado do Rio de Janeiro (esportivos, urbanos e cicloturisticos) estão programando um passeio ciclístico, chamado Pedal da Paz, para o próximo dia 1º de março, quando se comemora os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo é aproveitar o aniversário da cidade para:

1º) Cobrar a aplicabilidade do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) instituído pela Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997, art.201: Deixar de guardar a distância lateral de 1,5 metros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração Média / Penalidade Multa;

2º) Cobrar a inclusão do TÍTULO: ROUBO E FURTO DE BICICLETAS no Sistema de Segurança Pública do Estado do RJ;

3º) Conscientizar os Ciclistas de seus direitos e principalmente de seus DEVERES ao utilizar a bicicleta como meio de transporte.

 Os ciclistas vão percorrer 4,50km desde a Rua Figueiredo Magalhães, 550 (ao lado do Metrô Siqueira Campos) em Copacabana até a Pça. Gen. Tibúrcio na Urca (em frente ao bondinho do Pão de Açúcar).

CONVOCAÇÃO para o PEDAL DA PAZ se encontra neste link do Facebook: Evento Pedal da Paz



PERCUSO DO PEDAL DA PAZ 450 ANOS:
Serão 4,50km desde a Rua Figueiredo Magalhães, 550 em Copacabana até a Pça. Gen. Tibúrcio na Urca. HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 8am

PROPÓSITO DO PEDAL DA PAZ:
Assegurar o uso da bicicleta de forma segura, independente de sua forma de utilização (lazer, transporte, turismo, esporte e a trabalho), cobrando a aplicação das leis já existentes e propondo alterações ou implementações que resultem na almejada educação e conscientização da população do Rio de Janeiro, garantindo assim a harmonia e o direito de ir e vir de todos os motoristas, ciclistas e pedestres.

APOIO E LOGISTICA:

O PEDAL DA PAZ terá o apoio do Poder Público. Estarão presentes representantes e autoridades dos seguintes orgãos municipais: Secretaria de Meio Ambiente, CetRio, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, SubPrefeitura da Zona Sul e BPTur a fim de garantir a integridade fisica dos ciclistas e dar suporte logistico ao evento.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Palestra para a Guarda Municipal de Niterói

Por Ana Luiza Carboni

Em janeiro de 2015 fomos convidados, juntamente com o Niterói de Bicicleta, para ministrar palestras no curso de formação da primeira turma de guardas municipais, aprovados no último concurso de ingresso. Uma oportunidade única e muito importante para o estabelecimento de relacionamento entre ciclistas e a GMN. Este primeiro grupo conta com 73 guardas, que estão em treinamento desde dezembro e têm formatura prevista para meados de março. A próxima turma inicia o curso em maio.


Na última terça-feira (3), o Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói fizeram suas apresentações. A coordenadora do Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, iniciou a apresentação falando sobre os objetivos do projeto como parte do Plano Estratégico 2003 – 2033. Falou, também, sobre o que foi executado até agora, incluindo o aumento da participação da sociedade civil com a criação e fortalecimento de grupos ciclísticos. Expôs ainda, os planos para o futuro no escopo do Niterói de Bicicleta e em projetos como a TransOceanica e a Revitalização do Centro.


Nós, do Mobilidade Niterói, apresentamos os resultados de nossas pesquisas feitas com ciclistas e não-ciclistas na cidade e das contagens de bicicletas em vários pontos. Pontuamos benefícios em relação ao uso da bicicleta, como não agressão ao meio-ambiente, melhora na qualidade da saúde e baixo custo de uso. Além disso, falamos sobre o relevo da cidade, favorável ao ciclismo, das curtas distâncias entre seus principais pontos e como a utilização deste modal colabora para a redução do uso de automóveis e, consequentemente, beneficia a mobilidade urbana.

Destacamos questões de conflitos, recorrentes entre motoristas, motociclistas e ciclistas. Ao final foram feitas colocações e perguntas, um diálogo muito importante com os agentes que estarão nas ruas em breve.

Agradecemos o convite da Guarda Municipal de Niterói e, desde já, confirmamos que teremos grande prazer em participar da formação de novos agentes das próximas turmas.