sábado, 28 de novembro de 2015

Saiu o Perfil do Ciclista Brasileiro e Niterói se Destaca!

Por Sergio Franco

Perfil do Ciclista Brasileiro 2015

Foi lançado na última quinta-feira, 26 de Novembro, o livreto Perfil Nacional do Ciclista Brasileiro 2015  (Aqui). A publicação teve sua origem na Parceria Nacional Pela Mobilidade Por Bicicleta, onde além de Niterói pariciparam iniciativas das cidades de:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Porto Alegre
  • Belo Horizonte
  • Brasilia
  • Recife
  • Salvador 
  • Aracaju

O projeto Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas e sua pesquisa Perfil do Ciclista, são uma iniciativa da Transporte Ativo, com patrocínio do Banco Itaú, suporte técnico do Laboratório de Mobilidade Sustentável do PROURBE-UFRJ e Observatório das Metrópoles em parceria com diversas organizações da sociedade civil ligadas a promoção do uso de bicicletas. Ciclourbano, Aracaju; BH em Ciclo, Belo Horizonte; Rodas da Paz, Brasília; Pedala Manaus, Manaus; Mobilidade Niterói, Niterói; Mobicidade, Porto Alegre; Ameciclo, Recife; Transporte Ativo, Rio de Janeiro; Bike Anjo Salvador, Salvador; Ciclocidade, São Paulo.

Os resultados são encorajadores e reveladores:

Bicicleta é transporte!



Niterói foi a única não capital participante e diversos dados nos chamam atenção quando comparamos com as capitais participantes.

O Mobilidade Niterói apresentou as características de nossa cidade além dos dados que se destacaram na pesquisa em comparação com as demais cidades. A apresentação pode ser vista AQUI


Niterói se destaca!

O Ciclista de Niterói não se limita ao passeio ou lazer, usando a bicicleta para ir para o trabalho, escola, faculdade e até para as compras! Um detalhe que poucos comerciantes de Niterói prestaram atenção.

Bicicleta é transporte!

Como era esperado, o principal problema encontrado pelos ciclistas de Niterói é a falta de uma infraestrutura adequada.
Problemas que enfrentamos!

Este aspecto é tão importante que se reflete nos motivos pelos quais os não ciclistas ainda não adotaram a bicicleta como meio de transporte (Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói).

Não ciclistas

Como os ciclistas já sabem, a rapidez e a praticidade do uso da bicicleta é o grande destaque, e as distâncias curtas que encontramos em nossa cidade estimulam seu uso. Distâncias de até 7,5 km são ideais para que se adote a bicicleta. 
Motivação para começar a usar a bicicleta

E depois que se descobre a bicicleta, a rapidez e a praticidade ficam ainda mais evidentes para o ciclista.

Continuamos pedalando!


Novas pesquisas deverão ser feitas, até porque como já foi constatado ao longo do ano de 2015, o crescimento do uso das bicicletas em Niterói tem sido constante, um aumento de 81,9% só na ciclovia da Av. Amaral Peixoto com a Av. Rio Branco, onde circulam 115 ciclistas por hora, e só na esquina da Rua Luís Leopoldo Fernandes foram contabilizados 202,5 ciclos por hora! Ou seja, todo mês novos ciclistas surgem, novas pessoas adotam a bicicleta como meio de transporte mesmo sem a infra estrutura necessária.

Mas uma conclusão é óbvia, bicicleta é meio de transporte de sucesso e que só vem em um crescimento constante e ciclistas somos todos nós, trabalhadores e estudantes de todos os níveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário