sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ciclofaixa Temporária - Que teste é esse?

Por Sérgio Franco



Na página oficial da prefeitura existe um pequeno texto falando sobre a ciclofaixa temporária:


"28/08/2015 - A Prefeitura de Niterói, por meio do programa Niterói de Bicicleta, vai implantar, a partir da próxima terça-feira (1/9) até o dia 7 de setembro, uma ciclofaixa temporária na Avenida Marquês do Paraná.  O funcionamento provisório servirá como teste para a futura implantação de infraestrutura cicloviária permanente nesta via.

A ciclofaixa, de aproximadamente um quilômetro e bidirecional, vai funcionar das 6h às 11h na pista sentido Centro-Icaraí, e de 16h às 21h na pista sentido Icaraí-Centro. Durante o teste, agentes da Nittrans estarão no local para auxiliar ciclistas, motoristas e pedestres.
A coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, explica que a ciclofaixa faz parte do projeto de mobilidade sustentável da cidade:
"Esta ciclofaixa vai ligar a ciclovia da Avenida Roberto Silveira à da Rua São Lourenço, facilitando o acesso tanto dos ciclistas da Zona Sul, como os da Zona Norte, ao Centro da cidade, à estação das barcas e ao Terminal João Goulart".
A ciclofaixa será delimitada por cones e agentes da Nittrans estarão no local para auxiliar a operação.
"É importante que motoristas, ciclistas e pedestres respeitem as orientações dos agentes de trânsito para o sucesso da operação", completa Isabela.
A previsão é que até o fim do ano a ciclofaixa provisória se torne permanente."

A publicação original pode ser vista AQUI.

O texto afirma que "O funcionamento provisório servirá como teste para a futura implantação de infraestrutura cicloviária permanente nesta via."

Bem, é um teste? Para entendermos como teste a ciclofaixa tem que ser existente, ter o tamanho adequado, funcionar como uma permanente funcionaria e ficar pelo menos 1 semana (o ideal seria mais) em cada ponto da via. E sabemos que em nenhum momento se cogita que uma ciclovia fique em cima da calçada, principalmente onde esta é praticamente inexistente.
Contudo, desde o primeiro dia de implantação, que foi até muito bem recebido por novos ciclistas e até pelos mais experientes, começaram os erros.
  • Ao longo do dia a ciclofaixa ia se estreitando até o ponto de mal haver espaço para um único ciclista;
  • A curva da Rua Dr. Celestino com Av. Marquês do Paraná foi negligenciada, apesar dos avisos;
  • O mesmo ocorrendo com a Rua São João esquina com a mesma Av. Marquês de Paraná;
  • Total ausência de orientação para ciclistas, motoristas e pedestres;
  • Total ausência de fiscalização (muito importante neste período)
Para a surpresa de todos, na última segunda-feira, dia 21/09, a ciclofaixa no período da tarde foi colocada da mesma forma que é posta pela manhã, com algumas pioras:
  • Ciclofaixa mais estreita e impossível de passarem duas bicicletas;
  • E por ser noite, um perigo muito maior na esquina da Rua Dr. Celestino com Av. Marquês do Paraná, para o ciclista que segue em direção ao Centro;


Compartilhando calçada inexistente


Mas o problema não acabou. No dia 23, terça-feira, a NitTrans teve a brilhante ideia de colocar a "ciclofaixa" sobre uma calçada que não consegue atender nem a demanda de pedestres, quanto mais um fluxo enorme de ciclistas junto aos pedestres.

E a história só piorou, a NitTrans acabou com a ciclofaixa, inclusive, no período do dia!

E os ciclistas simplesmente começaram a optar em usar a via, pois era claro que o risco para os pedestres era grande, já que a calçada é irregular, estreita, e o movimento de ciclistas é grande.

Com isto veio o desabafo da ciclista Lanna Lucchetti no facebook:

"POR QUE NÃO ESTOU USANDO A CICLOFAIXA TEMPORÁRIA?

Sei que serei mais uma batendo nessa tecla, mas não consigo conter minha indignação. Há algumas semanas atrás tinha uma ciclofaixa temporária linda, nos bordos da pista e contrafluxo, que estava servindo para conscientizar os carros além de incentivar os novos ciclistas. E eis que NO MEIO DA SEMANA DA MOBILIDADE (que ironia), colocam a ciclofaixa na calçada!
E não é qualquer calçada: é um trecho super crítico, com trânsito intenso do lado, pouco espaço para as pessoas andarem (quem passa ali sabe que 3 pessoas não andam lado a lado num trecho dessa calçada), cheia de degraus e buracos.
E passando ali com uma amiga que quis passar na ciclofaixa e não aguentando corroborar com o espaço sendo roubado dos pedestres e jogando a bike na via, ainda tomei carteirada de um agente de trânsito que fez questão de dizer que era engenheiro e CORONEL. Como se isso significasse alguma coisa pra mim, mas tudo bem.
Sério, Nittrans, Niterói de Bicicleta, Seconser, alguém. POR FAVOR APENAS TIREM essa ciclofaixa da calçada, parem de prejudicar os pedestres e coloque-a de volta no trânsito." 

E pela manhã também
Então, sabemos que quem determina e tem a palavra final sobre como os cones são colocados é a NitTrans, então entendemos que o Niterói de Bicicleta não tem qualquer gerência sobre a implantação das mesmas, e que aliás, nunca teve sobre nenhuma ciclovia ou ciclofaixa da cidade.

Aliás, o Niterói de Bicicleta foi tão surpreendido quanto os ciclistas.

A preocupação da NitTrans é com o trânsito, ok, nenhum problema quanto a isso. Ela quer fazer carros andarem, ok, mais uma vez, nenhum problema quanto a isto também. Mas todos que se interessam pela mobilidade urbana, e não precisa ser nenhum especialista no assunto, sabem que simplesmente não existe mais espaço para tanto carro!

Qual é a solução? A solução é incentivar e criar condições para que os coletivos e os transportes ativos, onde se destaca a bicicleta, ganhem espaço e com isto diminuindo a necessidade do uso dos carros e consequentemente melhorando o trânsito para aqueles que realmente precisam usar estes. Todos ganham.

Na primeira semana, enquanto existia uma ciclofaixa (com todos os problemas) o Mobilidade Niterói conversou com pelo menos 3 ciclistas que estavam usando a bicicleta pela primeira vez para ir ao trabalho, justamente por causa da ciclofaixa. Ou seja, mais ciclistas, mais pessoas usando transporte público, menos carros, melhor é a fluidez do trânsito.

Agora, se a NitTrans, implanta uma ciclofaixa que não trás a mínima segurança (mesmo que no sentido de orientação) acaba simplesmente por desestimular o uso da bicicleta. O que fazer depois para melhorar a "fluidez do trânsito"?, alargar todas as vias da cidade, derrubando prédios, diminuindo calçadas, invadindo parques?

O Mobilidade Niterói esteve fazendo o acompanhamento do trânsito pelo site Waze através do Live Maps.

Live Map Waze
O que é o Waze? Waze é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade. Os motoristas compartilham informações de trânsito das vias em tempo real!

Cidades como San Jose, Jacarta, Boston, Tel Aviv, Barcelona, Los Angeles e Nova York; e os estados de Utah e Flórida já usam este aplicativo para acompanhar o trânsito. Da mesma forma, empresas como a Rede Globo, Sulamérica Trânsito e Rádio Estadão e os sites da Folha de S. Paulo e Diário do Nordeste também trabalham com a ferramenta.

Portanto, tem sido uma  ferramenta confiável para análise sobre o trânsito.

O Mobilidade Niterói acompanhou o trânsito no período da tarde e no sentido Zona Sul - Zona Norte e o ponto escolhido para inicio deste acompanhamento foi a esquina da Av. Pres. Roosevelt esquina com Av. Quintino Bocaiuva, em São Francisco, até a entrada da Rua São Lourenço.

E o que constatamos foi que, a diferença entre a ciclofaixa no canteiro central e a ciclofaixa (quando existente) do lado do Hortifruiti foi de 2,65 minutos, porém lembramos que no primeiro dia de medição do trânsito houveram ocorrências que nada tinham haver com a ciclofaixa e prejudicaram a medição.

Comparação de tempo
Contudo, se desconsiderarmos o tempo registrado na terça, 01 de Setembro, quando ocorreu o imponderável, e trocarmos pelo segundo maior tempo médio registrado de 12,71 minutos, teremos uma diferença de tempos médios das  duas semanas de apenas 1,40 minutos.

Convenhamos que 1,40 minutos não justifica nenhum tipo de mudança, principalmente em um período de adaptação, além do que, com uma ciclovia e/ou ciclofaixa segura a tendência é que mais pessoas passem a usar as bicicletas e deixar seus carros em casa e com isso o "trânsito ganhe fluidez".

Mais uma vez, é teste? Então que se teste todas as possibilidades e não que se esconda uma "ciclofaixa" onde uma ciclovia nunca irá passar!

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi

Pouco antes de completarmos esta matéria tivemos notícia que hoje, 25 de Setembro de 2015, uma criança foi atropelada por um ciclista na calçada onde foi colocada a ciclofaixa, nada de mais grave ocorreu.











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