quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ciclofaixa e NitTrans

Por Sérgio Franco

Perigo alertado

Esta esquina da Rua Dr. Celestino com a Av. Marquês do Paraná é uma tragédia anunciada.

Fotos: Leonardo Moura Medeiros 10/09/2014
O uso da ciclofaixa e a opção pela segurança relativa fornecida por ela fez aumentar o número de ciclistas que passam por aquele lado da via e consequentemente por esta esquina.

O Mobilidade Niterói já alertou para o perigo, em vídeo:



E no relatório publicado no dia 8 de Setembro de 2015 também alertou para o perigo. (Matéria Aqui) (Relatório Aqui). E este relatório já foi entregue aos responsáveis no mesmo dia.

Por mais incrível que possa parecer este foi um problema que tinha sido minimizado em maio deste ano:

08/05/2015 - Dia Mundial de Bike Ao Trabalho

Inclusive o bueiro, apesar de ainda ter problemas, esta em melhor condições agora.

A pergunta que fica é, por que não fazer, ao menos, como foi feito em no Dia Mundial de Bike ao Trabalho?

E a permanência da ciclofaixa só fará com que novas pessoas comecem a optar pela bicicleta como meio de transporte, ou seja, a tendência é que o fluxo de ciclos aumente, com isto, se este problema não for resolvido, o risco de acidente, e de um acidente grave, só aumenta.

Segundo definição no próprio site da NitTrans, ela seria responsável por:

"É responsável pelo planejamento e gerenciamento técnico-operacional do sistema de transportes e trânsito e do sistema viário da cidade, em conformidade com as políticas públicas adotadas pelo Governo Municipal. A estrutura organizacional funciona de forma integrada e é composta por técnicos e especialistas nas áreas de engenharia de tráfego, infraestrutura viária e arquitetura urbana."

E ainda,

"Planejamento e desenvolvimento de projetos e regulamentação da circulação de pedestres, motoristas e ciclistas em vias públicas; - Implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização e dos dispositivos e equipamentos de controle viário; - Desenvolvimento e implantação de medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, visando à qualidade do meio ambiente; - Coleta de dados estatísticos e elaboração de estudos técnicos sobre os acidentes de trânsito e suas causas; - Desenvolvimento de projetos e programas de Educação para o Trânsito."

Portanto, pela capacidade técnica da NitTrans e pelos seus objetivos como empresa, não vemos como um problema tão nítido e tão importante de ser solucionado ainda não o foi.

Vale lembrar que a NitTrans possui operadores usando bicicleta, temos certeza que tal problema foi observado por estes, que tem o ponto de vista dos ciclistas.

Esta matéria é o terceiro alerta que o Mobilidade Niterói está dando a NiTrans.

Esperamos que um erro operacional não comprometa todo um esforço do programa Niterói de Bicicleta e principalmente todos os esforços dos movimentos em prol da mobilidade da cidade e daqueles que descobriram a bicicleta como um meio de transporte.

Implantar condições para que as pessoas optem por outros meios de transporte, como o transporte público e a bicicleta, é diminuir a necessidade do uso do carro e com isso melhorar a fluidez no trânsito e com isso cumprindo com um dos objetivos da NitTrans:

"Desenvolvimento e implantação de medidas para redução da circulação de veículos"




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