quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A Ciclofaixa para a Zona Norte!

Por Sérgio Franco

Mesmo com ameaça de chuva, eles apareceram!


Ciclofaixa - Av. Marquês de Paraná - Zona Norte - Centro


Hoje, mesmo com chuva, os ciclistas compareceram ao segundo dia de implantação da ciclofaixa temporária (que preferimos chamar de Reversível) na Av. Marquês de Paraná.

Entre 7 e 9 horas foram contabilizados 51,3 ciclistas por hora que usaram a ciclofaixa! Ou seja, quem não passou na ciclofaixa não foi contado!

É pouco? Entendemos que não, se prestarmos atenção, nas contagens realizadas na Rua São Lourenço e neste mesmo trecho da Av. Marquês de Paraná, foram contabilizados 129 ciclos/hora e 128 ciclos/hora respectivamente.

Ou seja, se levarmos em consideração a chuva e ainda a novidade e a pouca sinalização existente, que fez que um número considerado de ciclistas usassem o outro lado da via, vamos ver que sim, foi um número considerável.

Direção Zona Norte

Direção Centro
 Ciclistas que iam na direção Zona Norte, vindo da Zona Sul mas principalmente do Centro, não encontravam sinalização adequada que os levassem à ciclofaixa da Av.Marquês de Paraná.








O mesmo ocorria com os que vinham da Rua São Lourenço em direção ao Centro. Não havia uma sinalização clara do caminho à ser percorrido e alguns saiam da Rua Indígena.








Sinalização padrão encontrada

Esta era única informação encontrada pelos ciclistas. Contudo o ideal seria uma indicação de para onde ir, informar o destino a ser seguido, até porque muitas vezes não é possível encontrar um agente de trânsito por perto.






Pedestres na ciclofaixa


Um problema que parece de difícil solução, pedestres avançando sobre a ciclofaixa. Mas, no caso específico, boa parte deste problema poderia ser resolvido com a mudança de local da faixa de pedestres, para mais junto ao semáforo, além de melhor cálculo do tempo do mesmo. Isto diminuiria a ansiedade dos pedestres em atravessar a via.




Perigo na curva
Um problema que terá que ser resolvido se a ciclofaixa permanecer é a esquina com a Rua São João, quando o semáforo esta aberto para a Av. Marquês de Paraná, cria-se um conflito perigoso com os veículos que convergem para ela, principalmente ônibus. Quando esta fechada para a Av. o problema é com os veículos que saem da Rua Andrade Pinto. O controlador hoje fez um bom trabalho e sua eventual ausência fará falta.

Não podemos deixar de lembrar de um velho problema, talvez um dos mais graves, a ciclofaixa da Rua São Lourenço, não chega a ser um trecho grande, 850 metros, contudo é em uma via de grande fluxo de veículos que trafegam em velocidade, a ciclofaixa é estreita e desnivelada, os pedestres, por falta de calçada, muitas vezes tem que usar a ciclofaixa, e o mais grave, diversos carros e caminhões ficam estacionados sobre a ciclofaixa. Esta rua é a principal ligação da para os ciclistas da Zona Norte com a Av. Marquês de Paraná.

Muitos problemas

Rua São Lourenço e seus muitos problemas em uma única foto.
  • Ausência de calçada
  • Carro estacionado na ciclofaixa
  • Pedestre na ciclovia
  • Grande fluxo de carros






Mas apesar dos problemas havia um clima de felicidades e inúmeros foram os "joinhas" para a nossa câmera! Sinal do quanto faz falta esta ligação.

Os "joinhas"

E mais uma vez as pais com seus filhos foram flagrados. Fosse apenas uma a segurança para os pequenos já seria mais do que necessária, contudo são vários e tem mais, com segurança mais pais adotarão as bicicletas como meio de transporte e com isso uma nova geração crescerá com uma nova cultura de que bicicleta não é só lazer é meio de transporte também.

Pais e filhos

Outras observações serão feitas em um relatório referente aos 3 dias de cobertura que o Mobilidade Niterói esta fazendo nas ciclofaixas.


Amanhã, dia 03/09, estaremos divididos em 3 pontos no mesmo horário, o tradicional ponto da Av. Amaral Peixoto, e nas ciclofaixas da Av. Marquês de Paraná, tanto na ligação da Zona Norte quanto na ligação Zona Sul. Contaremos todos os ciclos que estiverem usando a ciclofaixa. Vamos valorizar e mostrar a demanda existente!

Dados da ciclofaixa da Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Norte - Centro

www.mobilidadeniteroi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário