sábado, 19 de setembro de 2015

9ª Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto - Novo Recorde!

Por Sérgio Franco

113,5 Ciclos/Hora

Para aqueles que estão nas ruas, não é surpresa nenhuma, para aqueles que não observam o que acontece ao seu redor, talvez seja, o fato é que batemos mais um novo recorde de fluxo de ciclos!

Relatório Aqui.

Foram 113,5 ciclos por hora no ponto de observação escolhido pelo Mobilidade Niterói para fazer o acompanhamento ao longo do ano da adesão aos modos ativos de transporte (bicicletas, skates, patins, etc.), sendo a bicicleta a estrela principal.

78,74% de Aumento desde Janeiro

Talvez a implantação da ciclofaixa tenha sido determinante, talvez não, o fato é que este recorde foi atingindo na segunda semana após a implantação da mesma, que apesar dos problemas que o Mobilidade Niterói constatou (AQUI) é uma segurança a mais.

A utilização da ciclofaixa também teve aumentos, tanto na ligação Zona Sul - Centro, quanto na ligação Zona Norte - Centro.

Ligação Zona Sul - Centro

Ligação Zona Norte - Centro


Outra curiosidade é que pelo menos 2 pessoas com quem conversamos estavam usando a bicicleta pela primeira vez!

Claro que alguns dos velhos problemas foram novamente observados como o número de pedestres caminhando pela ciclovia.

Pedestres caminhando na ciclovia

As meninas ainda estão fazendo bonito, elas estão tendo em média 13% da participação no uso das bicicletas como meio de transporte. 

Com a segurança da ciclofaixa temporária e a permanência desta se tornando algo definitivo e estruturado a tendência é que aumente não só o fluxo de ciclos mas também a maior participação das mulheres.

Tendência é aumentar
Quanto melhor for a estrutura, maior é o número de ciclistas, quanto maior for o número de ciclistas maior será a cobrança por melhores estruturas, mais o poder público se verá na obrigação de atender a população.

Portanto, vamos repetir, sim, as a ciclofaixa é precária e passará por nova alteração nesta segunda, 21 de Setembro de 2015, conforme anunciado no post da Ascom NitTrans no Facebook. Mas mesmo que ela esteja pior com a nova configuração, vamos usar, vamos mostrar que tem demanda, vamos mostrar que esta crescendo o número de usuários da bicicleta, e sim, vamos cobrar por estruturas melhores.

Afinal, a ideia é essa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário