quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Onde estão nossas faixas de pedestre?

Por Ana Luiza Carboni  e Sérgio Franco



No domingo, 2 de agosto de 2015, o jornal O Globo, na capa de seu caderno Niterói, noticiou a pintura de uma faixa de pedestres na esquina das ruas Miguel Couto e Nóbrega no Jardim Icaraí. 

Faixa de pedestres pintada por cidadãos

“O procedimento seria normal se fosse realizado por profissionais do Departamento de Engenharia de Trânsito da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), responsável pela sinalização viária da cidade. Mas todo o trabalho foi feito por moradores, que se dizem indignados com a política de mobilidade da prefeitura de privilegiar os carros.”

Matéria do Globo pode ser acessada aqui!

Faixa sendo efetivamente usada


Contudo, na segunda-feira seguinte, a Nittrans havia apagado a ‘faixa cidadã’, pintando, em seu lugar, a marca delimitadora de estacionamento regulamentado (MER) na cor BRANCA. Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) este tipo de sinalização deve ser AMARELA (Acesse o manual aqui).

Faixa apagada pela NitTrans e carros já estacionados no local

O surpreendente é que a NiTrans não demostra a mesma rapidez quando é para implantar não só faixas de pedestres mas qualquer sinalização que sirva para orientar motoristas e proteger pedestres e ciclistas. 

O Mobilidade Niterói acredita numa cidade para pessoas e apoia a pintura de mais faixas de pedestres para que o discurso seja refletido na prática. A prefeitura está com uma campanha publicitária que diz: “O Trânsito é Feito de Pessoas Como Você”, o que inclui outdoors com os dizeres: “A Prioridade é do Pedestre”. No entanto, este tipo de ação da Nittrans demonstra que, na prática, não existe uma mudança na forma de pensar a cidade. Hoje nossas ruas não têm faixas de pedestre suficiente, os carros trafegam na velocidade que querem e as pessoas não são prioridade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário