domingo, 30 de agosto de 2015

Acidente com ciclista na Av. Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco


Foto: Michelle Castilho

Sábado, 29 de Agosto, nossa amiga Thaís Finochio, integrante do Pedal Sonoro, sofreu um grave acidente envolvendo um Táxi na esquina da Av. Amaral Peixoto com Rua Visconde de Uruguai.

Segundo informações, Thaís estava seguindo para mais um evento do Pedal Sonoro e pedalava pela ciclovia sentido Av. Marquês do Paraná e o Táxi vinha pela Av. Amaral Peixoto e virou na Rua Visconde de Uruguai, onde o acidente ocorreu.

Local do Acidente
Foto Google Maps


Thaís foi levada para o Hospital Azevedo Lima onde foi constatada uma fratura no braço e no maxilar onde até ontem, segundo informações, se encontrava na UTI e aguardava cirurgia. Não corria risco de vida.

Não vamos aqui julgar se um ou outro teve culpa, não é o nosso papel, mas vamos questionar a infraestrutura. 

A ciclovia da Av. Amaral Peixoto circula 112,5 ciclistas por hora e estes convivem diariamente com o conflito nas esquinas desta avenida. A ciclovia, de grande sucesso e de grande fluxo de ciclista, inaugurada à mais de 1 ano, pena pela falta de sinalização e fiscalização adequadas.

Em toda sua extensão não possui um semáforo voltado para os ciclistas que ali circulam e nem mesmo placas com orientação para motoristas.

Algumas esquinas, como a da Rua Maestro Felício Toledo e Rua Visconde de Sepetiba são particularmente mais perigosas. Além da falta de sinalização adequada, o ciclista fica ocultado dos veículos que seguem em direção a Av. Amaral Peixoto.

Temos que lembrar que no fim de semana passado, outro ciclista (Bruno May), integrante do Ciclistas de Niterói, foi atropelado por um carro que seguia em grande velocidade pela mesma Av. Amaral Peixoto. Por muita sorte o ciclista nada sofreu, mas teve sua bicicleta quebrada.

Danos a bicicleta


A NitTrans é a principal responsável por este e outros acidentes. Tempo suficiente para adequar a sinalização já teve. A inoperância da empresa não se resume a total falta de sinalização, mas também a total falta de manutenção das poucas ciclovias existentes e principalmente de uma fiscalização inexistente.

A NitTrans parece não entender que melhorar a "fluidez do trânsito" é incentivar o uso dos transportes públicos e das bicicletas. É oferecer condições para que mais pessoas adotem os dois. Quanto mais pessoas usando os dois, menos carros nas ruas, melhor "fluidez no trânsito". Vale lembrar que o presidente da NitTrans é também o sub secretário de transportes de Niterói.

Não podemos nos esquecer da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade completamente ausente.

Se nossa estrutura cicloviária não for adequadamente melhorada outros acidentes tenderão à ocorrer e a tão propagada "fluides no trânsito" não melhorará pois  muitas pessoas estão deixando de usar a bicicleta por falta de uma estrutura adequada e continuando a usar seus carros.

Não, bicicleta não é um meio de transporte perigoso, não estamos dizendo isso. Pelo número de ciclistas que circulam pelas ruas de Niterói e pela quantidade de acidentes o número é insignificante proporcionalmente, contudo, uma vida não é só estatística!




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