sábado, 18 de julho de 2015

Privilégio a ciclistas é absurdo e injusto!

Por Sérgio Franco


Publicação do dia 17/07/2015, Conexão Leitor do Jornal O Dia



A manifestação de indignação do leitor publicada na coluna Conexão Leitor do O Dia (17/07/2015) ao se deparar com uma faixa que orienta os motoristas sobre como proceder ao encontrar um ciclista em seu caminho parece ter causado espanto.

Não deveria, o Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro determina:

"Deixar de guardar a distância de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração - média;
Penalindade - multa."

Na verdade, o leitor como provável motorista que é já deveria saber disto. E o CTB ainda determina que:

Art. 220: "Deixar de reduzir a velociade do veículo de forma compatível com a segurança no trânsito:

XIII - Ao ultrapassar ciclista.
Infração - grave;
Penalidade - multa."

O leitor da coluna do Jornal O Dia provavelmente também deveria estar ciente do ART. 58, que determina:

"Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

Como o leitor da coluna do jornal parece desconhecer completamente o CTB, é bom esclarecer que "bordos" não são "bordas", bordos são as pistas mais à esquerda ou à direita da via.

Os aspectos legais podem ser encontrados no Código de Trânsito Brasileiro, e caso seja do interesse de todos e do leitor daquele jornal, esta disponibilizado um especial, que foca no uso da bicicleta como veículo e pode ser baixado aqui : Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro.

Como podemos ver a faixa se faz mais do que necessária para se orientar a forma correta de como os motoristas devem proceder!

O que o leitor daquela coluna também deveria saber é que quanto mais bicicletas estiverem na rua menos carros também estarão! 

Vamos pensar?

Vejam o que são 5 Km em Niterói,

São só 5 Km


A bicicleta é o veículo ideal para ser usada em curtas distâncias, e percorrer 5 km de bicicleta não cansa, não faz suar, e o ciclista não leva mais que 30 minutos utilizando uma bicicleta dobrável de aro 20 (daquelas do tipo do circuito pedalar) e pedalando só a 10 km/h. 

Bicicleta do Circuito Pedalar 2014


Se mais pessoas estão utilizando as bicicletas, menos carros estão nas ruas e melhor é o trânsito para aqueles que tem, seja por qual motivo for, utilizar o carro. Só para se ter uma ideia, em Janeiro de 2015 foram contabilizados 165 bicicletas por hora na Av. Marquês de Paraná, avenida sem ciclovia! Agora, acrescentem mais 165 carros por hora o quanto maior não vai ser o engarrafamento? ( 4 ciclistas em movimento ocupam o espaço de 1 carro ).

Talvez o leitor da coluna do Jornal O Dia não esteja ciente deste benefício que ele, mesmo sem usar a bicicleta, teria se mais pessoas as adotassem.

De certa forma aquele leitor, excetuando a falta de conhecimento do CTB, não é de todo culpado pela indignação de achar que a faixa que o orienta é um completo absurdo. Ele não é um interessado no assunto mobilidade urbana, apesar desta o afetar intimamente, e por isso não procura pesquisar os motivos de todo o mundo estar incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte.

Bem, talvez este leitor seja um comerciante, e já esta irritado com o ciclista porque esta com medo que uma ciclovia vá passar em frente ao comércio dele. Bem, ele deveria saber que ciclistas são consumistas!

Estudos realizados pela Advocacy Advance mostram que os ciclistas gastam menos por viagem mas fazem mais viagens do que os consumidores que usam carros:

http://www.advocacyadvance.org/site_images/content/Final_Econ_Update(small).pdf


Não é o único estudo, conclusão semelhante chegou a pesquisa da Oregon Transportation Researchand Education Consortium:


Comparação dos gastos mensais por tipo de veículo usado pelo consumidor


Portanto, se o leitor que se sentiu ofendido for motorista e/ou comerciante, ao invés de ficar indignado com uma campanha (que consideramos ainda modesta) que procura incentivar o convívio respeitoso entre motoristas e ciclistas devia multiplica-la, pois só existem aspectos positivos no estimulo ao uso das bicicletas. E Niterói é a cidade ideal para as bicicletas!














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