sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova Vistoria na Marquês de Paraná

Por Sérgio Franco

Da Rua São Lourenço até a Miguel de Frias


O Programa Niterói de Bicicleta realizou no dia 26 de Junho de 2015 nova vistoria na Av. Marquês de Paraná e percorreu desde o fim da ciclovia da Av. Roberto Silveira até a Rua São Lourenço. A intenção é resolver este gargalo que aflige os ciclistas, sejam estes oriundos da Zona Norte ou da Zona Sul. 

A Avenida Marquês de Paraná já demonstrou sua importância no Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói, na contagem realizada em Janeiro de 2015, onde foram contados 165 ciclos/hora em um mês de férias, bem como no relatório do Dia Mundial de Bike ao Trabalho, onde foi constatado um aumento de 47% no número de ciclistas.

É bom observar que o "problema" da Av. Marquês de Paraná é atualmente um impeditivo para que novas pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte e com isso diminua a necessidade da utilização do carro particular, ou seja, melhoria da fluidez no trânsito para todos.


Representantes do Massa Crítica, Mobilidade Niterói, Niterói de Bicicleta, Rio Estado da Bicicleta e IFluxo
Foram convidados para esta vistoria, Mauro Tavares (Programa Rio - Estado da Bicicleta), Warnek Vauk (IFluxo), e representantes do Bicicletada Massa Crítica - Niterói e do Mobilidade Niterói.

A coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, pretende fazer em breve, um encontro ciclo participativo para apresentar não só as soluções apresentadas pela TC Urbes, mas também as do IFluxo e trocar ideias com os ciclistas e com a sociedade (serão convidados a participar os comerciantes e moradores do entorno da Av. Marquês de Paraná).

Durante o trajeto, Warnerk Vauk, não observou grandes dificuldades, inclusive notou que o número de "vagas" a serem perdidas é praticamente inexistente, mas fará alguns estudos do fluxo de veículos e ciclistas (alguns dados do Mobilidade Niterói serão utilizados) e apresentará um projeto básico que será discutido com todos interessados.

Participantes discutindo os passos na Praça do Ciclista

Participantes analisando a Marquês de Paraná com São Lourenço


Warnek Vauk observou também observou o tempo dos sinais de trânsito, a largura das faixas de rolamento e os pontos de ônibus, tudo influi.

Destinos dos ciclistas da Zona Norte

A urgência é grande, como podemos constatar na imagem, a demanda por uma passagem segura para os ciclistas já existe, o que ocorrerá será um aumento de usuários que antes não utilizavam a bicicleta por medo e insegurança. 

Isabela Ledo tem a intenção de, depois das propostas prontas e apresentadas, tentar aprovação para fazer o quanto antes testes na rua para provar para a NitTrans que a ciclovia na Marquês de Paraná é viável e não prejudica a "fluidez do trânsito".




Nenhum comentário:

Postar um comentário