terça-feira, 3 de março de 2015

Pedal da Paz - Sucesso nos 450 anos do Rio de Janeiro

Por Ana Luiza Carboni

No último domingo, 1º de março, foi realizado o Pedal da Paz, uma iniciativa da Comissão de Segurança no Ciclismo do RJ (CSC-RJ), juntamente com as federações de Ciclismo (FECIERJ) e de Triathlon do RJ (FTERJ). Foram percorridos 4,5Km, da Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, até a Pça. Gen. Tibúrcio, na Urca. O evento foi relizado no dia das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. O passeio contou com o com apoio de diversos grupos de ciclistas, abrangendo todas as modalidades - esportiva, urbana e ciclo-turística – reunindo aproximadamente 400 participantes. 

Fotos do Pedal da Paz: AQUI
O objetivo principal foi cobrar mudanças e conscientizar a todos. Durante o percurso faixas foram estendidas cobrando a aplicabilidade do Código de Trânsito Brasileiro no que diz respeito a distância lateral de 1,5 metros que veículos motorizados devem manter ao ultrapassar um ciclista e a inclusão do título “roubo e furto de bicicletas” no Sistema de Segurança Pública do Estado do RJ, além de outras demandas.

Através de falas ao microfone e distribuição de CTBs de bolso, foi feito um trabalho de conscientização dos ciclistas, de seus direitos e, principalmente, de seus deveres ao utilizar a bicicleta como meio de transporte.
  

Segundo a Comissão de Segurança no Ciclismo do RJ (CSC-RJ) é fundamental garantir o uso da bicicleta de forma segura, independente de sua utilização (lazer, transporte, turismo, esporte e a trabalho). Deve-se, também, cobrar a aplicação das leis já existentes e propor alterações que resultem na almejada educação e conscientização da população, visando a harmonia e o direito de ir e vir de todos - motoristas, ciclistas e pedestres.

Fotos do Pedal Da Paz: AQUI
O Pedal da Paz contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, CetRio, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Sub-Prefeitura da Zona Sul e BPTur.

Segue entrevista com Raphael Pazos, presidente da CSC-RJ:





E um clipe resumindo do que foi o Pedal Da Paz no Rio 450 anos:



As fotos do Pedal da Paz podem ser baixadas livremente aqui: FOTOS DO PEDAL DA PAZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário