sábado, 7 de março de 2015

2ª Contagem de 2015 - Ciclovia Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco

No dia 26 de Fevereiro de 2015 o Mobilidade Niterói realizou uma contagem de ciclos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto.

Esta foi a segunda contagem do ano no mesmo  ponto da ciclovia, contudo não foi realizada na 3ª quarta-feira do mês como planejado devido ao carnaval, portanto realizamos a contagem na semana seguinte. A ideia é que esta contagem seja feita toda 3ª quarta-feira do mês e com isso acompanharmos o crescimento do uso da bicicleta na cidade.



Já a contagem que seria realizada toda  no trecho da Marquês de Paraná que liga Icaraí e Santa Rosa ao Centro também não pode ser realizada devido a falta de voluntários.  Esta contagem tem o planejamento de ser realizada toda 3ª quinta-feita do mês.

Durante a segunda contagem deste ano na ciclovia da Av. Amaral Peixoto, observamos que, no período coberto de 07:00 horas até as 09:00 horas foi contabilizado um fluxo de 61 ciclos/hora ou 1,01 ciclos/min. 
Em comparação com o mês de Janeiro houve uma pequena queda, pois a contagem em janeiro tinha sido de 63,50 ciclos/hora ou 1,05 ciclos/min.

Infelizmente ainda encontramos motociclistas circulando na ciclovia e um carro, aparentemente de entrega, ficou longo tempo parado sobre a ciclivia.

Veículo estacionado na ciclovia
O relatório completo pode ser acessado AQUI:

A boa notícia é que, neste período de 2 horas vimos um operador da NitTrans, de bicicleta,  passar por nós 2 vezes.

Operador da NitTrans circulando de bicicleta.
A área de circulação dele abrange o MAC
Algo que nos chamou atenção também foi o uso da ciclovia por parte dos cadeirantes, nestas duas horas foram observadas duas cadeirantes utilizando a ciclovia e na mesma semana, já na ciclovia da Roberto Silveira, foi visto outra cadeirante também utilizando a ciclovia. O que prova que a ciclovia traz benefícios que vão além do uso seguro para as bicicletas e atendem a um número maior de pessoas.

Cadeirantes na ciclovia da Amaral Peixoto
Cadeirante da Ciclovia da Roberto Silveira

Cabe uma nota, o operador Gilberto merece nosso elogio. Ele se desdobrava para tentar por ordem no trânsito e além de tudo fiscalizar a ciclovia, tarefa difícil para uma única pessoa realizar. E esta é a segunda vez que observamos os esforços deste operador solitário. O operador ainda foi atrás de um skatista que fazia manobras na ciclovia e que chegou a provocar um acidente com um ciclista.


Se houverem pessoas interessadas em ajudar nas contagem é só entrar em contato conosco pela página  facebook/mobilidadeniteroi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário