terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pedal da Paz

Por Sérgio Franco

A Comissão de Segurança no Ciclismo do RJ (CSC-RJ), junto com as federações de Ciclismo (FECIERJ) e a Triathlon do RJ (FTERJ) e com apoio de diversos grupos de ciclistas  do Estado do Rio de Janeiro (esportivos, urbanos e cicloturisticos) estão programando um passeio ciclístico, chamado Pedal da Paz, para o próximo dia 1º de março, quando se comemora os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo é aproveitar o aniversário da cidade para:

1º) Cobrar a aplicabilidade do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) instituído pela Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997, art.201: Deixar de guardar a distância lateral de 1,5 metros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração Média / Penalidade Multa;

2º) Cobrar a inclusão do TÍTULO: ROUBO E FURTO DE BICICLETAS no Sistema de Segurança Pública do Estado do RJ;

3º) Conscientizar os Ciclistas de seus direitos e principalmente de seus DEVERES ao utilizar a bicicleta como meio de transporte.

 Os ciclistas vão percorrer 4,50km desde a Rua Figueiredo Magalhães, 550 (ao lado do Metrô Siqueira Campos) em Copacabana até a Pça. Gen. Tibúrcio na Urca (em frente ao bondinho do Pão de Açúcar).

CONVOCAÇÃO para o PEDAL DA PAZ se encontra neste link do Facebook: Evento Pedal da Paz



PERCUSO DO PEDAL DA PAZ 450 ANOS:
Serão 4,50km desde a Rua Figueiredo Magalhães, 550 em Copacabana até a Pça. Gen. Tibúrcio na Urca. HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 8am

PROPÓSITO DO PEDAL DA PAZ:
Assegurar o uso da bicicleta de forma segura, independente de sua forma de utilização (lazer, transporte, turismo, esporte e a trabalho), cobrando a aplicação das leis já existentes e propondo alterações ou implementações que resultem na almejada educação e conscientização da população do Rio de Janeiro, garantindo assim a harmonia e o direito de ir e vir de todos os motoristas, ciclistas e pedestres.

APOIO E LOGISTICA:

O PEDAL DA PAZ terá o apoio do Poder Público. Estarão presentes representantes e autoridades dos seguintes orgãos municipais: Secretaria de Meio Ambiente, CetRio, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, SubPrefeitura da Zona Sul e BPTur a fim de garantir a integridade fisica dos ciclistas e dar suporte logistico ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário