sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Um Dia Sem Carro em Bogotá

Por Sérgio Franco

Bogotá na frente desde 2000.

Temos que dar os parabéns para o então prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa por sua coragem em encarar os desafios políticos que toda grande mudança exige.

O “Um Dia Sem Carro”, que é realizado toda primeira quinta-feira de Fevereiro em Bogotá, é efetivamente um dia SEM carro.

Enrique Peñalosa
Foto: wikipedia
Fica proibida a circulação de todos os veículos particulares, o que faz com que cerca de 1,5 milhões de carros deixem de circular neste dia, desaparecendo com isto os típicos engarrafamentos de uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes, mesmo que ainda circulem cerca de 50.000 taxis, 15.000 ônibus e 300.000 motos, além dos veículos oficiais. E temos que observar que esta cidade ainda não possui metrô, que só começará operar em 2016.

O evento é tão bem visto que a população já pede para que o “Um Dia Sem Carro” seja celebrado todo mês.

Muitos já usam da bicicleta para seus deslocamentos, se não para percorrer todo o caminho até o destino, as utilizam para se dirigirem até os transportes públicos, ou seja, integração dos modais.

A população de Bogotá já esta acostumada a não utilizar seus veículos devido a uma permanente restrição em que se são proibidos os carros particulares durante sete horas com a intensão de diminuir os altos índices de congestionamentos, outra decisão corajosa da administração local.

Até 2014 Bogotá contava com 376 quilómetros de ciclovias.
Um dia sem carro em Bogotá

Mas onde esta a diferença entre Bogotá e as cidades brasileiras? A principal diferença se encontra na vontade política e na coragem de se enfrentar os desafios sem medo de errar. Iniciativas como esta, Um Dia Sem Carro, demonstram a toda uma população o quanto uma cidade pode ser melhor se o uso dos automóveis for restringido.

Com certeza parte da população que neste dia é obrigada a optar por outros meios de transporte, principalmente no caso da bicicleta, vão acabar descobrindo que também poderão adotá-los nos demais dias do ano, ou seja, um dia sem carro é um laboratório de testes para os novos adeptos da bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário