sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bicicletas Roubadas

Por Sérgio Franco


Qual a importância de um site como este?

www.bicicletasroubadas.com.br
Primeiro, evitar a venda de bicicletas que foram roubadas ou furtadas. Se todo ciclista que tiver sua bicicleta roubada ou furtada fizer o cadastro e se todo ciclista ou loja que for comprar ou revender uma bicicleta usada consultar o site, o número de recuperações vai crescer e o roubo ou furto vai ser inibido, mas para este resultado é necessário que todos usem o site.

Segundo, não existe a titularização do crime roubo/furto de bicicleta, o que não gera dados estatísticos para que as autoridades possam gerar um mapa com a mancha do crime e consequentemente com isso possam planejar a sua atuação.

Para ficar claro, crime é o roubo ou o furto, seja qual for o objeto subtraído. Quando falamos em titularizar estamos falando em acrescentar um dado para que se possa estudar qual é o interesse, alvo, objetivo dos criminosos com este crime. Por exemplo, já existe a titularização do roubo/furto de celular e de automóveis, mas ambos são o mesmo crime, roubo ou furto.

Diante disto fica ainda mais importante a participação de nós, ciclistas, na alimentação de banco de dados existentes como este.

Outro ponto importante guarde a nota fiscal como se fosse
 (e é) o documento do seu veículo, ela é importantíssima no caso da recuperação de uma bicicleta, é sua primeira prova de que você é o dono.  Sabemos que nem sempre somos tão cautelosos e podemos perder a nota, então, faça uma cópia, “scanneie” e guarde online.

Segundo Raphael Pazos, presidente do CSCRJ (Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro), o número de recuperações de bicicletas é até alta, contudo, a dificuldade esta em encontrar os verdadeiros donos, e algumas delegacias já estão até orientando aos ciclistas que fazem o boletim de ocorrência a também se cadastrarem no site. Aliás, não deixem de fazer a ocorrência!

A Guarda Municipal de Niterói solicitou ao Mobilidade Niterói, ao Niterói de Bicicleta e a FACIERJ estas estatísticas. Como podemos ver no mapa, se formos levar em consideração o que esta cadastrado, teremos apenas SETE ocorrências em UM ano! Sabemos que os registros não estão refletindo a realidade, mas não deixará de ser encaminhada a GMN esta solicitação. Contudo, infelizmente, não será tão precisa.

Mapa dos roubos e furtos de bicicleta em Niterói no período 2014/2015


A boa notícia. Qualquer ciclista pode cadastrar no site o roubo/furto da bicicleta em qualquer momento no site, ou seja, se a ocorrência se deu em 2014, 2013, 2012 ou em qualquer outra data você pode ,e seria interessante que fizesse, o cadastro. Como foi dito acima, servirá de estatística para que as autoridades possam planejar melhor a sua atuação.

Nós ciclistas, temos que fazer a nossa parte também para podermos cobrar. Não comprar bicicletas sem procedência, guardar a nota fiscal, fazer o boletim de ocorrência no caso de roubo ou furto, cadastrar em sites como o bicicletas roubadas.

Além do  www.bicicletasroubadas.com.br recomendamos também o registro conjunto nos sites:

www.bikeregistrada.com.br


www.ondefuiroubado.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário