sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Alemanha, ciclovias também tiveram problemas.

Por Sérgio Franco

Alemanha,  10% dos deslocamentos no país são feitos por bicicleta, algumas cidades alcançam 30%.

Ironicamente, a primeira ciclovia do país foi feita para facilitar a vida dos motoristas tirando os ciclistas das ruas.

Contudo, mesmo hoje, ainda existem problemas entre ciclistas e motoristas e a implantação de ciclovias ainda causa resistência em algumas localidades.

Mas apesar das dificuldades ainda encontradas a administração segue com a implantação e melhoria das ciclovias.

"Nós incentivamos a bicicleta, que é um meio de transporte saudável e bom para o meio ambiente e, por isso, achamos correto, em alguns casos, tirar vagas de estacionamento para construir ciclovias. A prioridade das políticas de mobilidade urbana em Berlim não está somente com os veículos automotores, mas também com as bicicletas", afirma Petra Rohland, porta-voz da Secretaria Estadual para Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

"O ciclismo está crescendo, por isso é preciso dar mais espaço para a bicicleta, ampliando a infraestrutura. Berlim já é uma cidade de bicicletas, mas nós queremos melhorar as condições para que se torne a cidade amiga da bicicleta na Europa", afirma Rohland.

A afirmativa de Petra Rohland não poderia ser mais sintonia com o que hoje vem ocorrendo em nossa cidade. O aumento perceptível do uso da bicicleta, como a que foi constatada na contagem da Rua Marquês de Paraná (aqui), ou seja, “...é preciso dar mais espaço para a bicicleta, ampliando a infraestrutura.”.


A matéria completa feita pelo Deutsche Welle pode ser vista aqui: Como no Brasil, ciclovias também enfrentaram resistência na Alemanha

©Picture-alliance/dpa/J.Kalaene

Nenhum comentário:

Postar um comentário