segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ciclista e consultor de mobilidade urbana processa montadora após aparecer em anúncio de carro

André Pasqualini é um dos criadores do Instituto CicloBR e autor do blog Bicicreteiro. É também consultor de mobilidade urbana e defensor do uso de bicicletas como meio de transporte.

A foto foi tirada em junho de 2012 no mirante de Manutenção no Parque da Serra do Mar, durante uma parada de um passeio de bicicleta, e publicada aproximadamente seis meses depois. O fotógrafo não pediu autorização para fazer as imagens, apenas perguntou para onde a estrada iria e foi informado que precisaria de autorização para trafegar por ali. Ele respondeu que entrou na estrada por curiosidade e sairia assim que possível. 

Em 2013 André entrou com uma ação contra a montadora Toyota, que foi condenada pela justiça a pagar 8 mil reais, apesar do pedido de indenização original ter sido de 100 mil reais. A juíza reduziu o valor alegando que uma compensação maior poderia caracterizar enriquecimento ilícito.

Caso a montadora contratasse agência de publicidade, fotógrafo, modelos, etc. gastaria bem mais do que os 8 mil reais. Por conta disso, o ciclista vai apelar da decisão e tem a intenção de doar a maior parte do valor para a ONG Instituto Cicloativo. "Com cem mil reais a gente poderia construir dois Contêineres Oficina e atender a duas comunidades carentes...", afirmou André.

A foto:


Matéria na Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1552042-ciclista-aparece-em-anuncio-de-carro-e-processa-montadora.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário